O fator mais importante para os resultados nos treinos

Não, definitivamente o fator mais importante para ter resultado no treino não é nenhum suplemento, dieta, método de treino ou equipamento. Na verdade as pessoas não percebem que o milagre é outro... Bora descobrir qual é esse "milagre" e fazer um passo a passo pra ter resultado. 

E o "milagre" se chama - Consistência

É obvio que um treino prescrito e executado da forma correta, aliado a uma boa alimentação e descanso são a base do sucesso nos treinos, mas não adianta fazer isso uma vez na vida( ou mesmo por uma semana, um mês...) e voltar a fazer tudo errado. A consistência nesses pontos é o que vai te entregar o corpo e a saúde que você deseja.

treino-funcional-corda-naval

"Pô Rafa, mas isso é obvio, eu já sei que preciso treinar e manter a dieta consistentemente pra ter resultados."

Mas se todo mundo sabe disso, por que tanta gente se propõe a mudar de vida, se inscreve na academia, se empolga, compra um monte de "coisas fitness", tênis novo, suplementos, tudo que está escrito "light" ou "diet" que acha na prateleira no mercado e desiste um mês após começar? Isso quando chega tão longe assim , muita gente desiste com uma semana de treino ou nem começa efetivamente.

Então bora lá, VAMOS PARAR DE DESISTIR

Você se identificou com  isso? Já deu né? Quantas vezes você tentou e desistiu? Vamos fazer direito agora, um passo de cada vez.

1 - Planejamento e organização

Planejamento dos treinos (Periodização)

Você precisa saber onde você está, em relação ao seu atual estado de saúde e condicionamento físico, e onde quer chegar. E a partir desses dados montar um plano de ação. Pra isso o ideal é ter a ajuda de um profissional que vá fazer a sua avaliação física e te ajudar montar uma periodização de treinos personalizada pra você, que caibam na sua agenda e rotina. É bem provável que você precise mudar algumas coisas na sua rotina pra encaixar esse planejamento, mas se você organizar direitinho sempre dá pra fazer.

Faça planos e trace metas realistas, coisas que você consiga cumprir e se organize para que tudo dê certo.

Planejamento do dia a dia

Deixe as roupas de treino separadas um dia antes, faça as marmitas da semana e deixe congeladas com antecedência, deixe previamente agendado o horário para o seu treino, assim fica mais fácil manter a consistência.

Dê um passo de cada vez e siga o plano!

2 - Menos é mais...
Pelos menos até você estar adaptado

treino funcional remada no trx

Mais volume de treino tende a te dar melhores resultados, mas sair do zero e passar a viver uma rotina de atleta do dia para a noite também não é a melhor opção.

É comum que planejemos um mundo perfeito e utópico, em que eu faço 7 treinos por semana e todas as minhas refeições são perfeitas, mas essa mudança tão drástica é difícil de assimilar. Dê um passo de cada vez, se você não treinava nada, comece com 2 vezes por semana, se a sua alimentação era completamente desregrada, comece fazendo uma refeição saudável por dia, na próxima semana aumente um pouco ritmo, em pouco tempo você vai ter mudado muito.

Outro ponto importante é que muitas vezes as pessoas se lesionam por ir com muita sede ao pote, então não se esqueça, não é uma corrida de 100 metros é uma maratona.

3 - Sustentabilidade do projeto - Sem isso você não vai ter resultado no treino

Consistência significa longo prazo, não apenas uma semana, então, é necessário descobrir a melhor abordagem para cada individuo, a abordagem que seja mais sustentável. Pense bem nas suas escolhas, você se sente confortável com a dieta que você está fazendo? A academia que você escolheu é de fácil acesso? Você consegue custear essas escolhas?

Até podemos ter algumas fases mais agressivas em relação as metas e todo o processo que envolvem o resultado no treino, mas temos que ter consciência que de forma geral tudo precisa caber na nossa realidade.

4 - Saiu dos trilhos...
volte e siga o seu caminho sem compensar

treino funcional equipamentos homem com kettlebell

As vezes a tentação é mais forte, você olha aquele brigadeiro e não resiste, ou a preguiça bate tão forte que você simplesmente não consegue fazer o que é necessário, o melhor caminho é não se culpar, mas se comprometer, volte aos trilhos, não espere até a próxima segunda, volte hoje mesmo, o que passou, passou, não volta mais, não pode ser mudado, mas você tem controle sobre todos os seus próximos treinos e refeições, e nesses você vai seguir o pleno não é?

Ahhh, outra coisa importante, não tente compensar, não é assim que funciona, as vezes a pessoa quer fazer o treino dobrado pra compensar um dia de falta, se lesiona e fica um mês sem poder treinar.... Seguimos nossa mantra, um passo de cada vez  e seguindo o plano.

Se essas pisadas na bola estão frequentes, pode existir algo de errado no planejamento

Mas se você perceber que não está conseguindo manter a dieta e o treino da forma que foi planejado, talvez você não tenha feito um bom planejamento, volte uns passos, reveja o plano, identifique os motivos de não estar conseguindo seguir o plano, faça os ajustes e siga em frente.

5 - Não desanime se o resultado no treino não estão chegando tão rápido quanto você gostaria

Uma coisa que pode atrapalhar muito é a ansiedade causada pela falta de resultados, ou não percepção dos resultados já obtidos. Por isso, é importante focar nas métricas corretas, por exemplo: Talvez o seu peso não tenha baixado tanto, e você está muito focado nisso, mas você teve uma grande baixa no percentual de gordura, o que é muito bom, você pode ter ganho músculos e perdido medidas, mas está focado apenas na balança, as reavaliações físicas vão te ajudar nesse momento, o ideal é fazer avaliações periódicas de controle, pra acompanhar resultados e readequar as metas.

6 - Parece lorota, mas é verdade:
Com o tempo fica mais fácil e o resultado no treino vai aparecer

Umas das coisas mais impressionantes no ser humano é a sua capacidade de se adaptar, e nós nos adaptamos a tudo, inclusive a viver uma vida mais saudável, se alimentar bem e praticar exercícios com regularidade.

Sim, eu sei, é mais fácil se adaptar ao lado sombrio da força, se entregar ao chocolate e ao sofá, mas  vale a pena o esforço  de transformar a sua vida em uma vida saudável.

Hábito adquirido - Consistência e sucesso! Bora ter resultado no treino

Quando você se adapta e a nova alimentação e rotina de treinos vira um hábito você nem vai querer saber de outra vida.

Bora treinar galera!


Se precisar de ajuda é só chamar aqui e marcamos uma aula teste!

Para mais dicas sobre o MUNDO FITNESS, me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok