Projeto verão - É possível ficar fitness em um mês?

Então um "projeto verão" não serve pra nada?

Não foi isso que eu disse, eu disse que não adianta começar a treinar hoje e achar que em uma semana você vai ter o corpo dos seus sonhos. Mas é possível e muito interessante para os resultados, utilizar uma periodização de treinos, na qual você tem uma data ou período de meta em que deseja estar no  auge da sua forma física. Então o projeto verão ideal é uma "fase de polimento", na qual se dão os últimos retoques pra atingir os seus objetivos.

Mas eu sei que a maior parte das pessoas que vai acessar esse conteúdo ainda não treina ou está no começo dessa jornada e ainda não está pronta para fazer um projeto desse tipo.

Exatamente por isso você deve começar a treinar agora... O projeto verão vai vir depois!

Se você  já sabe que demora um tempo pra conseguir resultados consistentes e você quer estar condicionado no verão, agora é hora de começar a se preparar para o próximo verão. Não adianta deixar pra encima da hora, o jeito é começar já. Assim você tem tempo para adaptar o seu corpo, mudar os seus hábitos e quando faltar um mês para o próximo verão você vai poder fazer o seu projeto verão com êxito.

Vamos seguir um passo a passo pra fazer isso com qualidade e segurança.

1 - Não copie o treino e a dieta de ninguém

Vamos lá, a gente se propôs a fazer isso direito, então vamos começar pelo básico, não adianta ficar copiando o treino de celebridades, blogueiras , do seu vizinho e nem de ninguém. Cada pessoa tem um histórico de vida, metabolismo, objetivos, níveis de força e condicionamento físico diferentes. O seu treino e o seu programa alimentar tem que ser feito para as suas necessidades e a sua realidade. Vai por mim, busque um plano de treino e dieta personalizados pra você, isso vai fazer toda a diferença. E pra isso você vai precisar da segunda dica...

2 - Busque ajuda de bons profissionais

Sozinho com certeza vai ser bem mais difícil, alias, novamente não quero desmotivar ninguém, mas difícil sempre será mesmo com acompanhamento, se fosse fácil todo mundo estaria com o shape perfeito no verão, mas sozinho é quase impossível. E se você tem o acompanhamento de um bom personal trainer e um bom nutricionista, que façam a sua periodização com qualidade e profissionalismo, a sua vida vai ficar bem mais tranquila  e os seus resultados vão chegar bem antes.

3 - Crie metas realistas

Um dos maiores inimigos dessa transformação é ficar pensando só no objetivo final. O ideal é dividir as suas metas em metas de curto, médio e longo prazo, ir acompanhando os resultados com regularidade e fazer as devidas alterações na estrutura dos seus treinos e dieta. Isso dá parâmetros mais confiáveis para a realização do projeto e evita a frustação de ainda não estar no seu melhor shape, você vai comemorar cada meta batida e cada uma delas vai te deixar mais motivado para continuar o processo.

4 - Se organize e siga o planejamento

Organização e bons hábitos ajudam a manter o ritmo, ter um horário e local pré-determinado para os treinos, um horário definido para as refeições e estabelecer metas  de quanta água você vai beber por dia, por exemplo, são atitudes que vão te ajudar a se manter no plano.

5 - Identifique e elimine os elementos sabotadores

Você não consegue ver um chocolate que quer comer? Não compre mais chocolate! É muito difícil ir treinar depois de um dia cansativo no trabalho? Então treine antes do trabalho!

Vão aparecer vários sabotadores nos seus planos de ter uma vida mais saudável, e por incrível que pareça o principal deles vai ser a sua própria mente. Busque identificar os gatilhos que fazem com que você deixe de treinar ou saia da sua dieta e tento elimina-los da sua vida, se for muito difícil sozinho busque ajuda, mas não deixe que a auto sabotagem estrague os seus planos.

6 - Seja consistente

Essa com certeza é a dica de ouro, ela vai fazer toda a diferença nos seus resultados, não adianta comer tudo certo e fazer o melhor treino da vida se você só fizer isso por um dia, pois mais importante do que a velocidade é a direção, faça um pouco a cada dia, vá aumentando o ritmo, volume e intensidade dos treinos e ajustando a sua alimentação. Se a cada dia você melhorar 1% , em 100 dias são 100% de melhora.

Bora lá, comece agora, mantenha o ritmo e aproveite o seu shape no próximo verão.