9 beneficios de treinar Musculação que não te contaram

Você conhece os beneficios da musculação? Quando você pensa em musculação qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Eu tenho certeza de que a maior parte das pessoas pensam em um monte de marombeiros fortes e definidos pegando um monte de peso na academia, mas treinar musculação oferece muito mais benefícios do que apenas ganhar músculos e ficar mais definido.

Hoje eu vou te mostrar 9 beneficios da musculação que vão te convencer de que treinar vai muito além da estética.

00:00 - Inicio

00:53 - Ganho de força e resistência muscular

03:00 - Musculação ajuda no emagrecimento

03:36 - Musculação melhora a sua flexibilidade

04:30 - Musculação melhora a qualidade do sono

05:02 - Musculação diminui os seus níveis de stress

05:44 - Musculação ajuda a melhorar a autoestima

06:07 - Musculação melhora o equilibrio e coordenação motora

06:44 - Musculação ajuda no controle da Ansiedade e reduz as chances de desenvolver Depressão

07:09 - Musculação aumenta a massa óssea e combate a osteoporose

07:27 - Dê uma chance para a musculação tranformar a sua vida

Ganho de força e resistência muscular

O coloquei logo como o primeiro benefício que ajuda nessa mudança é o ganho de força e resistência muscular provocado pelo treino de musculação e você deve estar falando:

"Espera aí Rafa, você acabou de falar que que não ia falar sobre estética e já está falando sobre ficar fortão?"

Calma lá amiguinho, eu não estou falando sobre ficar fortão, quando eu falo em ganho de força e resistência, eu estou falando sobre a nossa capacidade de vencer uma resistência através de uma contração muscular, não de ter mais volume muscular, inclusive você pode ser muito forte sem ter tanta massa muscular assim, esses fatores estão correlacionados, mas não são totalmente dependentes um do outro (se vocês tiverem interesse, escrevam nos comentários que eu faço um vídeo só sobre isso), a força que eu estou falando aqui é aquela que você vai usar para levantar uma mala por exemplo, subir escadas, subir uma ladeira e fazer as nossas atividades do dia a dia.

Mulher treinando musulação e aproveitando os benefícios da musculação

Pode ser que você não de muito valor pra isso hoje, mas a tendencia natural é que a gente vá perdendo massa muscular e a nossa força a partir dos 30 anos, em média a gente perde de 3 a 8% de massa muscular por década, mas treinar musculação pode reduzir muito essa perda ou até mesmo revertê-la, a gente pode, mesmo depois dos 30 anos, ir ganhando mais massa muscular e fazer uma espécie de poupança de músculos, aí quando a gente ficar mais velhos não vamos sofrer tanto com essa diminuição no nível de força.

Se você quer ter uma visão mais clara do que eu estou falando é só pensar naquele idoso que tem dificuldade de se sentar ou levantar de uma cadeira e precisa se se apoiar em algo para fazer isso ou tem que segurar nas paredes para andar com segurança, então, a musculação pode combater isso.

Referência: Resistance training is medicine: effects of strength training on health

Um dos beneficios da musculação é o auxilio no emagrecimento

Segundo benefício, a musculação auxilia no emagrecimento, e auxilia muito, inclusive auxilia mais do que os aeróbicos e não são eu que estou falando isso, existem vários estudos que demonstram essa vantagem da musculação, isso também não quer dizer que os exercícios aeróbicos são ineficientes, muito pelo contraio, os melhores resultados  pra emagrecimento em geral acontecem quando você une treino de força + treino aeróbico, mas se for pra fazer só um dos dois isolados, a musculação tende a ser mais efetiva, então se você quer emagrecer, bora pra academia puxar uns ferros porque vai te ajudar muito.

Referência: Effect of Exercise Type During Intentional Weight Loss on Body Composition in Older Adults with Obesity

Musculação melhora a sua flexibilidade.

Sim é isso aí mesmo, não tô brincando não, eu sei que o estereótipo do praticante de musculação é o marombeiro travado, que nem consegue se mexer direito, mas na realidade se você treinar corretamente, fazendo os exercícios com uma boa amplitude de movimento você vai melhorar a flexibilidade mesmo fazendo musculação, não acredita? Já ouviu falar do Fernando Sardinha por exemplo? Olha só o tamanho da criança e olha pra flexibilidade dele...

O problema da musculação deixar duro e travado está em treinar errado e não na modalidade, por isso é importante escolher bem os seus professores.

Musculação melhora a qualidade do sono

Existem vários fatores que fazem a gente dormir melhor quando a gente treina, que vão desde a diminuição da gordura corporal, que em excesso pode atrapalhar o sono até uma melhor regulação hormonal no nosso corpo, que também vai influenciar positivamente na qualidade do nosso sono, então se você tem dificuldade para dormir considere começar treinar, isso pode ajudar muito.

Outro dos beneficios da musculação é: Diminuir os seus níveis de stress

Treinar diminui os níveis de stress e assim como na questão de melhorar o sono, existem vários motivos para isso: Mais uma vez existe uma melhora na regulação dos hormônios, como diminuição nos níveis de cortisol e também tem a questão de que o treino pode servir como uma válvula de escape, uma ferramenta pra extravasar a nossa raiva, bora lá descontar o stress nas barras e anilhas que assim a gente consegue ter uma vida mais relaxada, good vibes...

Musculação ajuda a melhorar a autoestima

Tudo bem, eu disse que não iria falar de estética... Mas se isso afetar o nosso psicológico também conta, não é?

Treinando você vai emagrecer, melhorar a postura, possivelmente vai começar a se enxergar mais bonito e isso afeta muito a sua autoestima de forma positiva, sendo assim, considero isso muito valido por ajudar também na sua saúde psicológica.

Musculação melhora o equilibrio e coordenação motora

Assim como eu falei da força lá no começo, talvez seja algo que você nem sente tanta falta agora, mas a gente só dá valor para esses fatores quando eles faltam, e eles tendem a diminuir com o tempo, a não ser que a gente treine.

Acredito que muita gente não saiba disso, mas quedas são umas das principais causas de mortes em idosos, e musculação vai te deixar mais coordenado e equilibrado.

Musculação ajuda no controle da Ansiedade e reduz as chances de desenvolver Depressão

Outro dos beneficios da musculação é que treinar ajuda e muito no controle da Ansiedade e depressão, que estão na lista dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, existem estudos que mostram que treinar diminui em até 43% as chances de desenvolver depressão e que mesmo para quem já tem um quadro instalado de ansiedade ou depressão o treino funciona como uma ótima ferramenta de controle e combate à doença.

Referência: MCDOWELL, C. P. et al. Associations of physical activity and depression: results from the Irish Longitudinal Study on Ageing. Experimental gerontology, v. 112, p. 68-75, 2018.

Musculação aumenta a massa óssea e combate a osteoporose

Musculação aumenta a sua massa óssea, é isso aí, não serve só para aumentar os músculos, quando a gente faz musculação os nossos ossos conseguem absorver melhor o cálcio e ficam muito mais fortes, o que previne problemas como osteopenia e osteoporose.

Dê uma chance para que os beneficios da musculação tranformem a sua vida

Eu sei que tem muita gente que tem preconceito com a musculação, que diz que é chato, que não gosta de treinar, mas eu sou testemunha ocular de o quanto ela pode melhorar a vida das pessoas, então o meu conselho é, pense seriamente em dar uma chance pra musculação, talvez você não goste dela, mas ela gosta muito de você, é isso ai galera bora aproveitar os beneficios da musculação, espero que vocês tenham gostado do conteúdo, valeu, até a próxima, bora treinar!

Para mais dicas sobre o MUNDO FITNESS, me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok