Vergonha de ir pra academia, o que faço? - Biotipo define o shape? - Personal Responde #09

Nesse quadro eu respondo as dúvidas que vocês me enviam nas redes sociais.

00:00 - Inicio
00:13 - O biotipo corporal interfere em botar o shape?
01:20 - Tenho vergonha de ir à academia, o que fazer?
03:39 - Como resolver assimetria muscular?
05:39 - Por que quem faz crossfit fica chato?
06:57 - Pode treinar pilates e musculação no mesmo dia?
08:39 - Grávida pode treinar?
09:27 - Como ter mais motivação para treinar?
10:27 - Comecei a treinar, qual suplemento tomar?
12:10 - Ganhar massa após os 30 anos
13:05 - Dá pra ganhar massa musuclar e emagrecer ao mesmo tempo?
14:11 - Tem como tomar anabolizantes de forma segura?

Sou ectomorfo e comecei a treinar há duas semanas, qual suplemento devo tomar para ajudar a ganhar massa?

Sendo bem sincero, nessa fase você não deveria se preocupar com suplementação. Para quem acabou de começar a treinar é muito mais importante que você pesquise como executar corretamente os exercícios, que você ajuste a sua alimentação e formas melhorar o seu descanso, o seu sono, não existe atalho, é a tríade de sempre que garante resultados (treino, alimentação e descanso) e não são suplementos que vão acelerar o processo.

Você ainda está na primeira fase de adaptação aos treinos, a maior parte da força e resistência que você está ganhando agora nem é por desenvolvimento muscular, é por desenvolvimento neural, o seu sistema nervoso está aprendendo como fazer a comunicação “Cérebro-Musculo” de uma forma mais eficiente.

Suplemento é complemento para sua alimentação, servem para suprir a falta de nutrientes que você não consegue ingerir nas suas refeições, não são uma pílula mágica que te dá resultado instantâneo.

Com certeza alguém que acabou de começar tem muita coisa para ajustar no treino e na dieta antes de pensar em suplementar, muito provavelmente comprar suplemento agora vai ser jogar dinheiro fora.

O pior é que eu sei que o pessoal vai continuar achando que existe pílula magica, que precisa comprar um monte de suplemento pra ter resultado, que é mais importante tomar whey do que entender melhor a sua alimentação e sobre a mecânica dos exercícios... Mas... Segue o jogo!

Posso fazer treino de Pilates de manhã e musculação a tarde?

Eu sei que vocês odeiam quando eu respondo isso, mas depende!

Os estímulos físicos da musculação e do Pilates tem várias semelhanças e treinar os 2 no mesmo dia pode fazer com que você sobrecarregue o seu corpo e não tenha bons resultados ou até gere uma lesão se o volume de treino não estiver adequado para a sua atual capacidade física, mas se contrapondo a isso, a maior parte das pessoas treina muito abaixo das suas reais capacidades, o que também vai fazer com que elas não tenham bons resultados.

Aí vem o motivo do depende: O ideal é avaliar caso a caso, entender como está a sua intensidade e volume total de treinos para poder te indicar se treinar os dois no mesmo dia vai ser interessante para você treinar os 2 no mesmo dia ou se o ideal é alternar os dias de treino.

Aliás, tomem cuidado com essas respostas cravadas, enlatadas, do tipo:

“Faz assim que dá certo”

“Esse método é perfeito para dar resultados para todo mundo”

O pessoal gosta muito de ouvir isso e os influencers muitas vezes respondem assim para agradar ao público, mas cada pessoa é uma pessoa, que tem a sua própria história, seu próprio condicionamento físico, alimentação, objetivos...

Então, busquem sempre pensar no quadro completo, em tudo o que está acontecendo, tentem analisar o máximo possível de parâmetros para poder ter uma resposta definitiva de qual é o melhor caminho a se seguir nos treinos ou em qualquer outra coisa, eu acho que isso serve para tudo na vida... Partiu para próxima pergunta!

Como resolver a assimetria de membros? Uma das minhas pernas é muito mais forte que a outra.

É bem comum ter algumas diferenças no nível de força e nas medidas de um lado do corpo para o outro do corpo, para os braços, em geral até 1 cm de diferença está dentro da normalidade, em um nível aceitável de assimetria e pra pernas até uns 2 cm, mas é obvio que a gente deve buscar corrigir essa assimetria e tentar deixar os dois lados o mais iguais possível, porque isso vai ajudar na esteticamente e na funcionalidade do nosso corpo.

A assimetria acontece porque a gente tende a fazer mais força de um lado do que do outro, no nosso dia a dia fazendo as atividades do cotidiano e muitas vezes a gente leva isso para o treino, é comum que a gente sem perceber, quando está fazendo um exercício com máquinas ou com barra, faça mais força de um lado do que do outro, ou dependendo do exercício até trabalhe com mais amplitude de um lado que do outro, treinando meio torto mesmo.

Para corrigir isso é interessante acrescentar exercícios unilaterais ou simultâneos, usando halteres, assim você vai conseguir perceber e executar melhor os exercícios na mesma amplitude e com certeza que está colocando a mesma força nos 2 lados. E a carga a se utilizar deve ser a carga que o lado mais fraco consegue fazer corretamente.

Usando uma rosca simultânea como exemplo, se eu consigo fazer 15 movimentos com 12 kg com o lado direto e com o esquerdo eu só consigo fazer com 10 kg. O ideal é usar os 10 kg e focar em realizar os movimentos o mais corretamente possível, gradativamente o lado esquerdo vai ir fortalecendo enquanto o direito vai ser subutilizado momentaneamente, então nessa fase ele vai só fazer a manutenção da força, até que chega a um ponto que os 2 lados vão ter forças equivalentes.

Por que quem faz Crossfit fica tão chato?

Tá bom é inegável que tem gente que entra no crossfit e fica meio chato, só fala de burpee, clean, Snatch... tanto que tem aquela piadinha né: “Você sabe como é que você faz para descobrir se alguém faz Crossfit? Não precisa fazer nada, ele vai te contar na primeira oportunidade!”

Mas não é só no crossfit que isso acontece não, com musculação, corrida, até religião, é comum que quando a gente começa a praticar algo, que fiquemos hiper focados nisso, por que a pessoa está muito empolgada com toda a mudança que essa nova atividade está fazendo na vida dela, então ela pesquisa muito sobre o assunto, convive muito com isso, e é normal que ela fale muito mais sobre crossfit, outro ponto é que se ela está fazendo algo que está mudando a vida dela para melhor e ela se importa com você, é meio obvio que ela vai tentar te mostrar isso, dividir a experiencia dela com você e te convidar pra ir treinar também, ou seja, essa pessoa está tentando dividir algo bom com você, então deixa de ser chato você também e vai lá fazer um WOD com ela, depois chama ela pra ir na musculação ou praticar o esporte que você faz e fica tudo certo, todo mundo fica treinado e feliz.

Quando eu treino eu fico feliz, você não fica não? Deixa aí nos comentários como você fica quando treina!

Sou obesa e tenho vergonha de ir à academia, o que fazer?

Infelizmente é muito comum, para quem não está dentro do padrão de beleza vigente, se sentir intimidado com o ambiente da academia, isso acontece por uma série de motivos, como por exemplo, medo de ser julgado pelos outros, se sentir mal se comparando com as pessoas que já estão treinando a mais tempo e estão com o físico mais dentro desse padrão estético da sociedade, medo se expor ao ridículo por não conseguir executar corretamente os exercícios, e eu não vão deixar de fazer uma mea-culpa pela atitude de parte da minha classe, de certos profissionais de educação física e profissionais do mundo fitness em geral, que não se preparam adequadamente para atender essa demanda, de entender as necessidades tanto em relação aos treinos, mas não só disso, como também em entender as demandas psicológicas e entender como acolher esse público na academia de uma forma mais humanizada.

Esses fatores acabam afastando algumas pessoas da academia, e o pior é que essas são as pessoas que mais precisam frequentar a academia, porque ela serve como uma ferramenta para melhorar a saúde e combater a obesidade, para mim a parte estética serve só como um bônus, o real objetivo da academia deveria ser promover saúde.

Para resolver isso eu indico que você procure trabalhar esses sentimentos que te afastam da academia, para conseguir se aceitar melhor, lidar com o autojulgamento, excesso de comparação, o medo de ser julgado pelos outros e dar esse passo adiante. Se for necessário busque ajuda profissional de um psicólogo ou um grupo de apoio. E na hora de escolher a sua academia pesquise bem, porque existem sim academias que tem atendimento de qualidade, que sabem acolher as pessoas, e em relação a escolha do seu personal trainer é a mesma coisa, existem profissionais qualificados que fogem desse e estão capacitados para te ajudar a vencer essas barreiras.

Quais exercícios são recomendados para grávida? Apenas cardio?

Não, desde que a gravidez não seja considerada de risco, você não tenha nenhum problema de saúde, tenha liberação do seu obstetra e tenha um profissional capacitado para prescrever e acompanhar o seu treino, você pode fazer musculação, Pilates, exercícios de força sem nenhum problema.

É importante tomar um pouco mais de cuidado nos 3 primeiros meses de gestação, porque é a fase de maior risco, acompanhar a intensidade do treino durante todo o período gestacional e ter consciência de que esse não é o melhor momento para se transformar em uma atleta, os treinos nesse momento têm que ter como foco melhorar a sua saúde e a saúde do bebê.

Eu vou deixar aqui linkado alguns conteúdos mais aprofundados sobre treinamento na gravidez.

Como melhorar a motivação para os treinos?

Treinar motivado é uma maravilha, quando você está motivado o treino parece que rende o dobro, você já sai do treino morrendo de cansado, mas ansioso para voltar para o próximo, só que não dá para depender de motivação, ela é muito volátil, instável, com a mesma facilidade que ela vem, ela some. Coisas como, ter metas definidas, ter um treino empolgante, que você curta fazer, colocar elementos novos no treino e alcançar algum objetivo sempre ajudam a melhorar a motivação, mesmo assim ela tende a ir diminuindo, o ideal é não depender da motivação pra treinar bem, se for pra depender de algo dependa do hábito, se habitue a treinar, faça disso uma constante na sua vida, algo natural, igual a escovar os dentes, esse é o melhor conselho que eu tenho sobre isso. Consistência e hábito, bora treinar!

O biotipo corporal interfere tanto assim em botar o shape?

Quem é ectomorfo vai ter um pouco mais de dificuldade para ganhar massa muscular? Provavelmente sim!

Quem é endomorfo vai ter um pouco mais de dificuldade para perder gordura e definir?
Também é provável.

Mas o ponto nem deveria ser esse, o ponto é que a gente não tem controle sobre a nossa genética ou nosso biotipo, a gente nasce com a nossa genética definida e não tem nada que a gente possa fazer para mudar isso, mas a gente tem sim controle sobre a nossa alimentação, sobre os nossos treinos e nossos hábitos como um todo.

Independente do seu biotipo você pode ter um shape muito bom, não importa se uma pessoa com outro biotipo vai ter mais facilidade que você em algumas variáveis, você vai ter mais facilidade em outras, lide com isso e faça o seu melhor. Não coloque a sua energia nas coisas sobre a qual você não tem controle, aja onde você pode fazer algo de efetivo, assim você vai conseguir evoluir.

Ganho de massa após os 30 anos é diferente? Como manter o corpo em forma?

Com 30 anos a gente está muito próximo do nosso auge físico, o que seria o nosso melhor momento de performance, então 30 anos não é um momento de preocupação, mas daí para a frente a tendencia é de declínio, que a gente perca massa muscular, perca força, vai ser mais fácil ganhar massa aos 25 anos do que aos 60, acho que isso é óbvio, mas a gente pode combater a essa tendencia e retardar os efeitos do envelhecimento. Como? Treinando e se alimentando bem.

A gente ainda não chegou em um ponto no desenvolvimento científico que a gente possa parar o envelhecimento, mas se você for fisicamente ativo, tiver bons hábitos alimentares e de sono, vai conseguir ganhar massa muscular e desenvolver o seu corpo, você não pode parar o tempo, mas pode treinar, foque nas coisas sobre as quais você tem controle.

Dá para ganhar massa e emagrecer ao mesmo tempo?

Dá, principalmente para quem está começando a treinar. Tem uma máxima no treinamento que é muito importante, que é: Quanto menos treinado você é, mais treinável você é, então quando você está começado tudo acontece mais rápido e até mais facilmente, nessa fase é comum ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.

Para quem é intermediário ou avançado, normalmente o trabalho que dá melhores resultados é em ciclos, você faz um período de treino e alimentação focado em perder gordura e outro período focado no ganho de massa.

Mas mesmo para pessoas treinadas, existem estudos, como esse aqui: https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-015-0100-0 - que mostram a possibilidade de ganho de massa muscular ao mesmo tempo que acontece a perda de gordura, aumentando o consumo de proteínas na dieta.

É seguro ingerir algum medicamento regulador de testosterona para ganho de massa?

O primeiro ponto é que, quando a gente pensa em um fármaco, um medicamento, nós precisamos estar cientes de que sempre vão existir efeitos colaterais, que podem ser desde coisas bem simples, efeitos bem toleráveis, até efeitos graves, que podem inclusive colocar a sua vida em risco.

O segundo ponto é que a gente está falando aqui de usar esses medicamentos para fins estéticos, e não para o que eles se propõem originalmente, que é tratar ou prevenir algum problema de saúde.

Com isso em mente a gente pode chegar na minha resposta que é: Nunca vai ser 100% seguro, mas dá para diminuir os riscos se você procurar um bom médico para fazer a prescrição e o acompanhamento para você, se você sair por aí tomando o que der na sua cabeça, em umas doses absurdas a chance de dar merda é bem grande.

A reflexão que eu deixo é se você acredita se vale ou não a pena correr os riscos de sofrer efeitos colaterais para fins estéticos, isso é escolha sua, não minha.

E é importante ter em mente que não existe caminho fácil, não se iluda achando que tomar anabolizantes vai te deixar fortão da noite para o dia, dá pra evoluir muito treinando e se alimentando corretamente e eu conheço muita gente que se frustrou absurdamente tentando seguir um caminho fácil e sem sofrimento, isso não existe, construir músculos é sofrido mesmo, se você quer isso vai ter que pagar o preço no prato e no treino.