Agachamento é o melhor exercício para pernas? Como correr sem se machucar? - Personal Responde #02

Hoje eu vou responder mais algumas perguntas que vocês fizeram lá no Instagram. Bora lá!

00:00 - Inicio

00:12 - Dá pra emagrecer sem aeróbico?

01:15 - Crossfit VS Musculação

01:39 - Agachamento é o melhor exercício para membros inferiores?

02:25 - Medo de agachamento

02:59 - Bi set, Tri Set e Drop VS Tradicional

03:23 - Treino ou Dieta?

03:50 - Agachamento VS Levantamento Terra

04:35 - Dor no joelho na corrida

Dá para emagrecer só puxando ferro? Sim, odeio cardio!

Dá sim, o principal fator para conseguir emagrecer é se manter em déficit calórico e você consegue ficar em déficit mesmo sem fazer aeróbico, só com treino de força e alimentação correta.

Inclusive, os estudos mais recentes mostram que os resultados para emagrecimento são melhores com TREINO DE FORÇA+ DIETA, do que com TREINO AERÓBICO+DIETA...

De qualquer forma, o treinamento aeróbico tem a sua função no gasto calórico e no melhor funcionamento do organismo e esses mesmos estudos mostram que ter os 3 elementos: TREINO DE FORÇA + TREINO AERÓBICO + DIETA é superior aos outros modelos com só 2 desses elementos.

Resumindo: Dá sim, mas se você conseguir conciliar os 3 o emagrecimento tente a ser melhor e mais rápido.

Se você quer emagrecer aproveita e acesse o link para a playlist Bora Emagrecer, que os conteúdos vão te ajudar.

O que é melhor: CROSSFIT ou MUSCULAÇÃO?

Depende, cada um deles tem os seus pontos fortes e pontos fracos.

Para hipertrofia vá para a musculação e para condicionamento geral pensando em todas as capacidades físicas o CrossFit é mais eficiente...

Vou 2 vídeos para você poder entender melhor as vantagens e desvantagens de cada umas das duas modalidades.

É verdade que o agachamento é o melhor exercício para pernas? Tenho medo de fazer e me machucar

Não gosto de pensar em exercícios como os melhores ou piores, por exemplo: Agachamento tem as suas funções e cadeira extensora tem as suas...

Mas é inegável que o agachamento é um dos exercícios mais completos e com excelente eficiência para o desenvolvimento muscular para membros inferiores.

Pense em exercícios como agachamento e levantamento terra como a base de um bom treino para membros inferiores, se você tiver tempo para fazer um treino mais extenso adicione cadeira extensora, flexora, etc... Se está na correria e precisa fazer um “Treino Express” foque no agachamento e bora treinar!

Em relação ao seu medo de se machucar no agachamento, apesar de ser um exercício básico, o agachamento tem sim vários detalhes técnicos importantes e que se executados de forma errada podem causar alguma lesão, indico o acompanhamento de um bom professor/personal trainer para poder te ensinar a fazer o exercício com segurança.

É melhor fazer Bi-sets, Tri-sets, Drop-sets ou musculação tradicional?

Essas metodologias são excelentes pra aumentar o volume de treino em um espaço menor de treino, mas se o volume for equalizado o resultado final em HIPERTROFIA vai ser similar em qualquer uma dessas metodologias.

O que é mais importante para emagrecer, a dieta ou o treino?

100% dieta e 100% treino, os dois são fundamentais e tem funções importantes no emagrecimento.

Até dá para emagrecer só com dieta ou só com treino, mas um programa de emagrecimento bem-sucedido normalmente vai dar usar os 2 para conseguir os melhores resultados.

Vou deixar o link do bate papo personal sobre esse assunto:

Qual a diferença de agachamento e levantamento terra?

Ambos são exercícios com ênfase em membros inferiores e é comum que as pessoas tenham essa dúvida.

Referente a execução dos movimentos, no Agachamento o tronco deve se manter mais ereto e a flexão do joelho é mais pronunciada, já no Deadlift (levantamento terra) a flexão do quadril é maior, flexionando o tronco mais a frente enquanto o joelho tem um menor grau de flexão.

Por apresentar essa dominância de joelho o Agachamento gera maior ativação do quadríceps, enquanto o Deadlift tem dominância do quadril e maior ativação da cadeia posterior, ou seja, a parte de trás do corpo.

Comecei a correr mais parei por sentir muita dor no joelho.

É normal as pessoas acharem que correr é só colocar um tênis e sair correndo, mas o ideal é seguir 4 passos básicos para não se lesionar e conseguir melhores resultados.

1 – Vá ao médico e faça um check-up para saber se está tudo bem com a sua saúde antes de começar um programa de treinos.

2 – Busque um professor para prescrever os seus treinos de forma adequada e melhorar a sua técnica de corrida.

3 – Comece devagar, antes de começar a correr muitas vezes é necessário andar, como diria o Dhiego do Saúde na Rotina: Andar é graduação e correr é pós-graduação.

4 – Fortaleça os músculos: fazer musculação vai te ajudar a evitar lesões e melhorar a sua performance na corrida

É isso aí galerinha, se você tem alguma dúvida  ou sugestão, já escreve aqui nos comentários bora evoluir, Bora treinar, Até a próxima!