Não consigo emagrecer: É culpa da genética e metabolismo lento?

Será que ter o metabolismo lento ou ter uma genética menos privilegiada é realmente o fator que não te deixa emagrecer?

A ciência diz que a culpa não é da genética nem do metabolismo lento

A resposta é NÂO, o metabolismo lento e a genética não são nem de longe os principais motivos pra que a gente engorde ou que tenhamos dificuldades pra emagrecer.

E quem diz isso não sou eu, é a ciência, mas fica tranquilo porque eu vou explicar um dos principais pontos que estragam os seus resultados e mostrar como corrigir isso e começar a emagrecer de verdade.

Existem várias pesquisas cientificas, que mostram que um dos principais motivos para que as pessoas não emagreçam é porque elas tem uma grande tendencia de superestimar quantas calorias elas estão gastando nas suas atividades físicas e subestimar quantas calorias elas ingerem na dieta.

Essa pesquisa aqui: Discrepancy between Self-Reported and Actual Caloric Intake and Exercise in Obese Subjects, publicada no New England Journal of Medicine, selecionou indivíduos obesos e perguntou para os participantes, qual o principal fator que elas jugavam culpado por elas não conseguirem emagrecer, e olha só que interessante:

Pegaram as pessoas que disseram que a culpa era da genética ou do metabolismo lento e pediram para que elas descrevessem para os pesquisadores e preenchessem questionários falando quantas calorias elas ingeriam por dia nas suas dietas e quantas calorias elas gastavam nos treinos.

Os cientistas acompanharam a rotina de treinos e alimentação dessa galera por duas semanas e os resultados foram os seguintes:

Em média as pessoas reportaram nos questionários estar ingerindo 1028 calorias por dia, mas foi descoberto que a média real ingerida era de 2081 calorias – Uma diferença de 47% a mais na ingestão calórica.

Em relação aos treinos a média reportada pelos participantes foi de 1022 calorias e o gasto real era de 771 calorias.

Ou seja, eles estavam ingerindo o dobro de calorias que imaginavam e gastando muito menos calorias nos treinos do que pensavam.

Se isso ainda não te convenceu tem mais esse estudo aqui: Calorie Estimation in Adults Differing in Body Weight Class and Weight Loss Status, que mostrou a uma situação muito parecida:

O reportado pelos participantes referente ao gasto calórico nos treinos era de: 516 calorias, já o Gasto real era de 300 calorias.

O reportado referente ao consumo de calorias na dieta, eram de 2000 calorias e o Consumo real: 2740 calorias.

A genética pode ser parte do problema, mas não é tudo.

Não é que a genética não tenha sua parcela de culpa, mas existem fatores ligados ao comportamento alimentar, hábitos, estilo de vida, prática de atividades físicas e até nesses estudos foi mostrado a falta de conhecimento em relação ao que a pessoa está ingerindo nas suas refeições, ao que é de fato saudável, a quantas calorias os alimentos têm. E quanto elas gastam de calorias durante o seu dia a dia e seus treinos.

Como emagrecer?

A solução pra esse problema em especifico de subestimar quantas calorias são ingeridas na sua alimentação é entender melhor o que você come, aprender a ler o rótulos e tabela nutricional dos alimentos que você está comprando, pensando nisso eu vou fazer uma série completa sobre emagrecimento aqui no Blog, no canal do Youtube e Instagram, pra  poder explicar pra vocês como fugir dessas armadilhas e montar estratégias vencedoras pra fugir de vez do efeito sanfona e ter o corpo que vocês desejam, então me siga nessas redes e se você tiver alguma duvida me envie nos, contatos, comentários ou lá no instagram para que eu possa fazer um conteúdo tirando as suas dúvidas pra te ajudar.

É isso ai galera, espero que essas informações tenham te ajudado, bora pensar no que a gente está ingerindo na nossa dieta, bora treinar, até a próxima.