Quanto tempo demora pro treino dar resultado? Tenho que treinar até a falha? Personal Responde #03

Quanto tempo demora pro treino dar resultado? Tenho que treinar até a falha? O que queima mais calorias?
Hora de responder as perguntas de vocês sobre treino, bora lá!

Fala galera, beleza? O Meu nome é Rafael Figueiredo eu sou personal trainer e toda sexta eu abro uma caixa de perguntas lá no Instagram, se você tem alguma pergunta e quer se manter informado sobre treinos e vida saudável como um todo já aproveita pra me seguir lá também!

Tenho que treinar até a falha?

Não, treinar até a falha é um método eficiente estressar a sua musculatura e gerar HIPERTROFIA, mas você consegue resultados semelhantes se você fizer o mesmo volume de treino sem chegar até a falha.

Exemplo:

Se você fizer 4 séries até a falha de Rosca direta com 10 quilos de cada lado da barra em uma barra de 8 quilos, e fez por exemplo 13 movimentos na primeira série, 12 na segunda e terceira e 13 na quarta, sempre atingindo a falha, somamos 50 movimentos.

Se forem 5 séries de 10 movimentos nas mesmas condições de carga vamos ter o mesmo trabalho para o seu bíceps, ou seja, 50 movimentos.

A soma total de carga são 1400 quilos levantados, divididos em 50 movimentos em qualquer um dos casos, então os resultados vão ser muito parecidos nas 2 situações.

Se você gosta de treinar até a falha manda bala, se não gosta dívida em mais séries, busque volume de treino e seja feliz!

Como faço para melhorar a minha velocidade na corrida?

Correndo mais rápido e ficando mais forte... Não estou brincando não, deixa eu explicar isso aqui.

O ideal é trabalhar tiros com mais velocidade para adaptar o seu corpo e melhorar o seu desempenho, se o seu objetivo é correr 5 km em 25 minutos, e atualmente você faz em 30 minutos por exemplo, você pode dividir essa distância em 10 tiros de 500 metros correndo cada tiro em 2 minutos e meio e descansando 2 entre cada um deles. Assim o seu corpo se prepara para correr mais rápido até que você não precise mais de intervalos entre os tiros e consiga correr a distância completa em um tiro só. Logicamente isso aqui é só uma simplificação e o ideal é analisar caso a caso para poder dividir os tiros, velocidade e intervalo de uma forma personalizada para o seu atual condicionamento físico e metas.

O outro fator importante é fortalecimento, correr mais rápido requer músculos mais fortes, mesmo que o seu foco seja na corrida, treinar musculação é importantíssimo para melhorar o desempenho e evitar lesões.

Posso treinar bíceps antes de costas ou tríceps antes peitoral?

O ideal é treinar primeiro os grupos musculares que você tem um maior foco de desenvolvimento na atual fase da sua periodização, então se o seu foco atual é dar ênfase para o desenvolvimento dos braços, você pode colocar o bíceps e tríceps antes no treino sem problemas.

O contraponto é que isso vai fazer você render menos nos treinos para Costas e Peito, como o bíceps é um músculo sinergista quando trabalhamos costas e o tríceps quando trabalhamos peitoral (músculos que auxiliam os músculos primeiros na execução dos movimentos), e já vão estar fadigados na hora de treinar costas e peito não vão poder executar tão bem esse papel.

Mas como eu disse antes, não tem problema nenhum nisso se o foco agora está nos braços.

Quanto tempo demora para o treino dar resultado?

O treino dá resultado imediato!

A partir do momento que você faz um treino o seu corpo já começa a se desenvolver, tanto pelo lado da estética quanto da saúde, o problema é que a maior parte desses resultados é pequena e difícil de medir imediatamente.

Os grandes resultados são a soma dos pequenos resultados de cada dia, tenha paciência e consistência, se você treinar direitinho com a alimentação e os treinos adequados você vai evoluir.

O que queima mais calorias? Correr, transport ou bike?

Tanto faz pessoal, faça o que você gosta mais, que consegue treinar com mais intensidade e colocar um bom volume de treino.

A diferença é insignificante, o importante é se manter treinando, não o aparelho que você usa no aeróbico.

Eu por exemplo adoro usar o remo, por que ele trabalha o corpo inteiro.

É isso aí galera! Qual é a sua dúvida sobre treinos? Já deixa ela aqui nos comentários, bora pra cima, bora treinar, valeu, até a próxima!