Por que comer carboidratos a noite engorda? Posso treinar todos os dias? - Personal Responde #04

Fala galera, beleza? Nesse post vou responder as perguntas que vocês me enviam lá no Instagram, já aproveita pra mandar a sua também, toda sexta uma caixinha nova de perguntas nos Stories.

Quanto tempo eu preciso treinar por dia?

Isso vai depender muito dos seus objetivos, mas é possível ter resultados tanto para a saúde quanto para a estética com treinos bem curtos, você provavelmente vai se chocar com essa informação, mas existem estudos que comprovam a eficácia de protocolos de treinos de 4 minutos, como o método TABATA por exemplo, ou outras dezenas de protocolos de treinos HIIT.

De qualquer forma o mais importante não é quanto tempo você passa na academia e sim a qualidade do seu treino durante esse período que você fica lá, e sim é logico que um treino bem executado com 50 minutos de duração tende a ser mais eficiente do que um treino bem executado de apenas 4 minutos, eu nem deveria ter que falar isso, mas é bom deixar claro para evitar choro nos comentários.

Se você consegue 1 hora por dia para musculação e mais uma sessão de uns 30 minutos de aeróbico, vai estar no melhor dos mundos para resultados para maioria dos objetivos, mas se não consegue, treine o tempo que você consegue, porque isso vai ser melhor do que não treinar.

O que eu sugiro é que você procure um personal trainer que você confie para montar um programa de treinos específico para você, com ênfase nos seus objetivos e que caiba na sua rotina. Assim você vai conseguir otimizar o seu tempo e treinar com mais eficiência.

Por que comer carboidratos a noite engorda?

Na verdade, isso é um mito, comer carboidratos a noite não engorda, o que vai engordar é o excesso na ingestão calórica e falta de qualidade de qualquer alimento que você esteja ingerindo.

O ideal para conseguir um emagrecimento consistente e sustentável é ter quantidades equilibradas de todos os macronutrientes em todas as refeições.

Qual a periodicidade ideal para alternar entre treino de força e resistência?

Isso vai depender dos seus objetivos, mas eu não gosto de manter o mesmo estímulo de treino por períodos muito longos (mais que 6 semanas), é interessante alternar estímulos e trabalhar todas as capacidades físicas, como resistência, força e potência, tanto para evitar platôs de desenvolvimento, quanto para conseguir um desenvolvimento integral do seu corpo, todas as capacidades físicas têm a sua função e eu não gosto de negligenciar nenhuma delas com os meus alunos.

O ideal é ter uma periodização de treinos personalizada, então eu preciso entender melhor o seu caso para poder te ajudar, me manda uma mensagem que a gente conversa melhor sobre como estruturar uma periodização para os seus objetivos.

Li que é melhor aeróbio pós treino, porém, as vezes acho melhor antes, mais intensidade...

Quando a gente trabalha com estímulos concorrentes, que é o caso do treino de força e o aeróbico, ou seja, onde um vai interferir na qualidade de execução do outro a indicação é fazer antes o exercício mais importante para atingir os seus objetivos, porque você vai conseguir treinar ele com mais intensidade por ainda estar descansado. E alguns estudos mostram vantagens para emagrecimento, hipertrofia ou ganho de força, fazendo o treino de força antes e aeróbico depois. Mas... (sempre tem um “mas” ou “depende”).

Você pode inverter essa ordem se isso for mais agradável para você, por que mais importante do que ter mais 5% de resultado, é se manter fazendo os treinos consistentemente.

Resumindo: Alguns estudos mostram que tanto para hipertrofia quanto para emagrecimento, a melhor ordem é Força/ Aeróbico, mas o seu gosto pessoal deve ser levado em consideração e se você consegue manter uma melhor consistência de treinos com aeróbico antes, manda bala e continue treinando assim.

Posso treinar todos os dias?

Pode, desde que o seu corpo tenha tempo para se recuperar. Se o seu corpo não tiver tempo para isso você pode prejudicar os seus resultados, ter alguma lesão ou entrar em estado de over training. Para evitar isso a gente precisa analisar mais profundamente o seu condicionamento físico atual, estado de saúde e a sua rotina de treinos.