Pílula do exercício - Uma pílula consegue substituir os treinos?

Você já ouviu falar sobre a pílula do exercício? Já pensou em tomar um comprido e ganhar todos os benefícios de treinar, ficar mais forte, mais rápido, mais definido, mais saudável, como se por um passe de mágica... Existem vários cientistas pesquisando isso mundo afora, vamos conversar um pouquinho sobre isso!

Pesquisas sobre a "Pílula do exercício"

Sempre me perguntam sobre matérias que saem nos sites e jornais, sobre uma pílula do exercício que vai fazer com que a gente não precise mais treinar para ter resultados, então resolvi fazer esse texto pra responder como funcionam de verdade essas pesquisas.

Existem diversas pesquisas sendo feitas por cientistas muito qualificados, no mundo inteiro, buscando encapsular os benefícios de treinar em um comprimido, mas eu vou ser obrigado a te desanimar um pouco, porque muito provavelmente, isso nunca vai substituir os exercícios de verdade.

E antes que você fale que eu estou tentando “tirar o meu da reta” ou “salvar a minha área de trabalho”, já que eu sou personal trainer e estou com medo de ficar desempregado, eu já aviso que não tem nada a ver com isso.

O ponto é que algumas alterações benéficas causadas pelos exercícios, pra falar a verdade a maior parte dessas alterações, tanto fisiológicas, quanto biomecânicas, neurais, enfim, até mesmo bioquímicas que são as alterações que tem maior potencial de desenvolvimento por meio de algum fármaco. Essas alterações tem a necessidade de ações mecânicas do nosso corpo, de movimento, de carga de treinamento, pra poder acontecer.

Emular isso, trazer todos esses benefícios de forma completa e estruturada pra dentro de um comprimido, é quase impossível, e eu falo quase impossível já que eu sou uma pessoa que acredita que a ciência tem potencial de desenvolvimento absurda, mas eu não vejo o exercício sendo substituído plenamente por um fármaco, nas próximas décadas, ou mesmo por alguns séculos.

O que esses cientistas tão desenvolvendo na realidade são formas de transformar em medicamentos ou suplementos, certas substâncias que favorecem a nossa saúde e que são liberadas pelo nosso organismo durante ou após o treinamento, como por exemplo:

A Clusterina, que tem efeito anti-inflamatório e tem capacidade de fortalecer as atividades cerebrais ou então a Irisina, que tem aparecido em muitos estudos como uma boa aplicação no controle e prevenção de Alzheimer , diabetes, obesidade por exemplo, entre varias outras substancias que são liberadas no nosso organismo durante o treino.

senhora com halteres

Para que colocar essas substâncias
dentro de uma capsula?

Isso pode ser muito útil pra pessoas com problemas de mobilidade e tem problemas pra treinar, pra idosos, pessoas que tem algum problema de saúde, ou mesmo, no futuro se forem descobertas formas de qualquer pessoa tomar uma pílula dessas e ter os benefícios de praticar exercícios ampliados, já que você vai poderia se manter treinando e tomar uma "pílula do exercício" como um suplemento, sem ter nenhum efeito colateral, entende?

São pesquisas muito uteis, mas não existe a possibilidade de substituir os exercícios, pra melhorar a sua força, te fazer emagrecer efetivamente ou te fazer ganhar mais músculos, usando esses medicamentos.

mulher com pilula do exercicio na mão

A pílula do exercício seria um medicamento
análogo aos esteroides anabolizantes?

Aí vem a sua pergunta:

"Mas Rafa, não tem uma galerinha por ai, que toma uns negócios, uns hormônios, umas paradinhas ai, que te faz ficar mais forte, mas definido, sabe?"

Claramente, existem drogas utilizadas nos treinamentos por algumas pessoas, mas elas não agem dessa forma milagrosa, quem faz uso de qualquer tipo de hormônio buscando ter esses efeitos precisa seguir um programa de treinos rígido e seguir uma dieta estruturada com base nos objetivos desse sujeito, não adianta só tomar e achar que isso vai resolver a situação, na verdade esse tipo intervenção só vai facilitar certos processos do corpo e acelerar as respostas.

Sempre lembrando que quem segue por esse caminho tá sujeito a ter alguns efeitos colaterais, que vão desde coisas simples, como ter algumas espinhas no rosto, até problemas de saúde muito sérios.

Então, se você preza pela sua saúde nada de tomar nenhum hormônio sem saber o que está fazendo.

Algumas pessoas principalmente quando estão mais velhas podem se beneficiar de um programa de reposição hormonal, mas isso tem que ser feito com o acompanhamento de um endocrinologista, com todos os exames, fazendo tudo de forma correta, para que isso te traga benefícios e não um problema a mais.

E se um dia conseguirem inventar
uma pílula do exercício?

Eu vou deixar aqui a minha declaração, de que, se algum cientista conseguir chegar nesse milagre, eu agradeço, o mundo vai ser um lugar melhor e mais saudável. Eu adoro treinar e adoro a minha profissão, mas aceito ver ela sendo extinta se o mundo for ficar mais saudável de uma forma tão simples.

Existe alguma outra solução?

Por enquanto, já que a gente descobriu que não vai ter milagre, o que a gente pode fazer?

A mesma recomendação de sempre, encontre alguma atividade que você se identifique, procure, teste, você vai gostar de algum tipo de exercício. Pode ter certeza que algum exercício vai ser do seu agrado, o corpo humano foi feito pra se movimentar e isso só vai te trazer benefícios. A pílula do exercício milagrosa está muito longe de se tornar realidade, então, bora parar de sonhar, bora levantar do sofá, bora treinar! Valeu, até a próxima.

Para mais dicas sobre o MUNDO FITNESS, me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok