Não consigo fazer dieta - Como emagrecer? - Como ganhar músculos? - Personal Responde #01

Pra ter um corpo bonito e saudável é obrigatório viver na dieta, sem chocolate e nunca mais tomar aquela cervejinha no fim de semana? O que fazer se eu estou treinando e fazendo dieta e mesmo assim não tenho resultados? Bora responder essas e mais algumas perguntas que vocês me fizeram.

Faça a sua pergunta sobre treino e dieta você também!

Fala galera beleza? O meu nome é Rafael Figueiredo, eu sou personal trainer e essa é a estreia desse novo quadro aqui no canal, no qual eu vou responder as perguntas que vocês me enviam lá no Instagram, então já aproveita pra me seguir por lá também, toda sexta eu vou abrir uma caixinha no stories e você também pode mandar a sua pergunta, então bora lá parar de enrolar e responder o que vocês perguntaram.

Quais as maiores dificuldades de vocês sobre ter uma vida fitness, dieta e treino?

Como viver sem chocolate?

Não consigo largar a bendita cervejinha e a pança só cresce...

Pra mim as duas questões estão muito relacionadas, porque na verdade você não precisa necessariamente tirar o chocolate nem o álcool definitivamente da sua vida pra ter bons resultados e uma vida saudável.

Especificamente sobre o chocolate vocês podem substituir o chocolate ao leite por chocolate meio amargo, que é menos calórico e mais saudável, desde que vocês lembrem de que a quantidade também importa. Mesmo comendo alimentos mais saudáveis, se você exagerar também vai engordar.

E em relação a bebida alcoólica o jeito é maneirar na quantidade mesmo, porque além ser calórico, ele atrapalha o funcionamento de alguns sistemas do nosso organismo, como por exemplo a síntese proteica, que vai atrapalhar a o ganho ou manutenção da massa magra.

Tente pensar por esse caminho aqui para melhorar os seus resultados:

Não existem alimentos proibidos, mas existem sim alimentos que não são funcionais, que não vão necessariamente te ajudar emagrecer ou ganhar massa muscular, mas eles podem ter a sua função social , sua função emocional, enfim, eles fazem parte das nossas vidas e as vezes simplesmente forçar a barra  e excluir eles totalmente das nossas vidas pode ser um tiro no pé, por que pode acontecer de você segurar a onda por um tempo e não consumir nenhum deles por um período e depois entrar em uma fase de exagero que você consome esses alimentos sem controle.

Vocês também podem dar uma olhada nesse outro vídeo aqui sobre a diferença de fome pra vontade de comer que tem tudo a ver com o assunto...

Mas, o mais importante é tentar entender melhor a sua relação com a comida e buscar equilíbrio, em geral esse caminho tende a ser mais duradouro e mais simples de fazer a manutenção, que vai gerar mais consistência e resultados no longo prazo.

E isso serve até no caso de você ser um atleta e viver do seu físico, tem como colocar esses alimentos na sua dieta de vez em quando, logicamente com parcimônia...  tranquilamente...  só não pode exagerar, senão o caldo entorna mesmo ...

As próximas perguntas:

Não consigo me concentrar e sem animo nenhum! Socorro preciso treinar!

O meu problema é ir pra academia, chego em casa caio no sofá e não tenho forças pra ir.

Eu odeio academia, não consigo ir... Eu me inscrevo, vou uma semana e nunca mais apareço.

Permanência no treino e na dieta.

Criar o hábito de treinar realmente não é uma tarefa fácil galera, a gente paga o preço agora, se esforçando no treino, pra receber as recompensas mais visíveis lá na frente, mas apesar de não ser fácil a gente só consegue desenvolver um hábito com consistência na ação, ou seja, eu preciso me forçar a ir treinar, pra conseguir transformar isso em algo mais natural na minha vida.

Existem algumas dicas que considero validas pra ajudar nesse aspecto:

O primeiro ponto é tentar uma atividade que você goste de fazer, teste um pouco de cada, musculação, ginastica, crossfit, natação... Tente encontrar alguma atividade que você se identifique mais.

Eu também indico que você converse com o seu professor pra tentar montar um programa de treinos que você consiga se empolgar um pouco mais, talvez usar uma metodologia um pouco mais dinâmica de treino.

Colocar os fones de ouvido e colocar uma playlist com músicas que te animem também pode ajudar.

Tentar achar um parceiro de treinos ou ter um personal trainer ajuda muito, em geral com companhia o treino fica muito mais fácil de ser seguido.

Eu vou deixar linkado aqui 2 vídeos, um sobre hábitos e um sobre como parar de desistir da academia, eles podem ajudar vocês com essas questões:

Toda segunda eu começo a dieta, mas nunca dura nem até quarta...

Dieta! Controlar a Compulsão no dia do lixo.

Trabalhar a sua relação pessoal com a comida é o caminho mais certeiro pra ter e manter os resultados no longo prazo, tentem seguir por um caminho mais ligado a reeducação alimentar e menos na dieta perfeita ou dieta da moda, eu entendo que não é algo fácil.

É necessário trabalhar bem a cabeça, entender bem os motivos pelos quais você está fazendo essa mudança na sua alimentação, mas por esse caminho menos drástico do que dietas muito restritivas o processo acaba sendo menos traumático e com mais chances sucesso.

Fazer rest - Viciei no treino e não consigo descansar

Galera, pra quem não é do crossfit e talvez não esteja habituado com essa expressão, REST significa descanso.

E não importa qual seja a modalidade que você pratica o descanso é uma parte fundamental do processo da evolução nos treinos e pra que a gente tenha resultado, além de ser importante pra evitar lesões,

o corpo precisa descansar um pouco também, as vezes quem entra numa rotina de treinos pode acabar gostando tanto disso que fica praticamente viciado em treinar, eu sei que isso pode parecer estranho pra algumas pessoas. mas acontece.

De qualquer forma o meu conselho aqui é respeitar os limites do seu corpo, por que o excesso de treino, assim como qualquer excesso não é benéfico e não vai acelerar os seus resultados, geralmente vai produzir o efeito contrário.

Querer engordar e não conseguir... O que eu faço?

Vai ter gente xingando essa pergunta aqui, o povo todo querendo emagrecer e você quer engordar... Mas bora lá

Provavelmente você não quer engordar, engordar é ganhar gordura, não ganhar massa magra, foque em ganhar músculos e não só no peso na balança, aproveita e assiste esse vídeo aqui que explica bem essa diferença.

Mas pulando essa questão semântica e indo direto ao ponto.

Pra conseguir ganhar músculos você precisa de 3 coisas:

Ter consistência nos treinos de musculação, sempre buscando a técnica nos movimentos e um bom volume de treinos.

uma alimentação com superavit calórico, ou seja você precisa consumir mais calorias do que consome e de preferência com uma alimentação limpa pra não ganhar gordura ao invés de músculos, respeitando as necessidades do seu corpo em relação aos macronutrientes: Proteínas, carbos e gorduras. E também micronutrientes, como vitaminas e minerais pro seu corpo funcionar bem, render nos treinos e conseguir construir músculos.

A terceira necessidade é Paciência, por que construir músculos é um processo, não adianta tentar achar atalhos, só segue firme aí, se alimente bem e treine consistentemente que você vai evoluir um pouquinho todo dia.

As batatas da minha perna são muito finas o resto até que está desenvolvendo, mas a canela não.

Volume de treino e qualidade galera!

Para pra pensar em quantas séries vocês fazem por semana pra quadríceps, pra peitoral, pra costas. Na média de 3 a 4 exercícios, 4 séries de cada uma, umas 2 vezes por semana? E pra panturrilha? 1 exercício, umas 3 séries, 1 ou 2 vezes por semana e com aquela execução “mais ou menos”...

Assim como qualquer outro músculo, pra conseguir um bom desenvolvimento a gente precisa dar um bom foco nos treinos pra panturrilhas,

É inegável que existem alguns fatores que não ajudam muito na construção de massa muscular na região, como a predominância de fibras musculares mais voltadas pra resistência e algumas pessoas já possuírem uma estrutura corporal natural com menos massa muscular na região, mas se vocês focarem um pouco mais nos treinos pra panturrilha, elas vão se desenvolver também.

Eu treino e faço dieta, mesmo assim não consigo emagrecer

Esse é um tópico que eu tenho certeza de que é o problema de muita gente.

Se a sua dieta e a sua alimentação estão adequadas para as suas necessidades e pro seu objetivo de emagrecimento, você deveria estar perdendo gordura sim.

A gente precisa avaliar algumas coisas pra poder seguir:

O primeiro ponto é saber como você está medindo o seu emagrecimento ou falta dele né, se é só pela balança, se você tem algum acompanhamento e está fazendo avaliações físicas periódicas,porque emagrecer e perder peso podem se coisas diferentes dependendo do contexto, então, entender como esse processo funciona é importante,pra entender melhor esse ponto assiste esse vídeo que eu estou deixando aqui, porque ele vai te ajudar a compreender o que é emagrecimento e o que é perda de peso.

Se você está fazendo avaliações físicas periódicas, está treinando e fazendo a sua dieta, mas mesmo assim não consegue emagrecer, a sua intervenção pra emagrecimento provavelmente não está te deixando em déficit calórico, é possível que a sua dieta não esteja tão bem ajustada quanto você imagina e talvez os treinos não tenham o volume ou a intensidade necessária, assista esse vídeo aqui onde eu mostro como muitas vezes a gente superestima o quanto a gente gasta de calorias nos nossos treinos e subestima quanto a gente ingere de calorias na nossa alimentação.

Se a conta do que você come e o que você gasta estiver fechando no negativo, e você está treinando regularmente de forma adequada o seu percentual de gordura tem que cair.

Tenho muita dificuldade em levantar cedo da cama e ir treinar

Eu acredito que a maioria das pessoas tem essa dificuldade, não é só você, inclusive as pessoas que levantam e vão treinar, o segredo ai é trabalhar na sua disciplina, aprender a parar de procrastinar, ter objetivos que sejam realmente fortes pra te tirar da cama. Ficar deitado é uma escolha que vai te levar a um resultado, ir treinar é outra escolha, que vai te levar a um outro resultado, e cada uma delas vai exigir alguma renúncia, eu vou fazer alguns vídeos só sobre esses tópicos pra ajudar vocês, fica ligado nos conteúdos aqui do canal pra gente trabalhar isso.

É isso ai galera, espero que esse conteúdo tenha ajudado vocês, bora pra cima, bora treinar, valeu!

Você tambem pode mandar as suas dúvidas diretamente pela pagina de contato.