Como adquirir bons hábitos e se livrar de hábitos ruins

Sabe por que é tão difícil criar bons hábitos e ao mesmo tempo a gente se complica tentando se livrar dos nossos hábitos ruins?

Porque no caso dos hábitos ruins, você recebe a recompensa agora e só vai pagar o preço lá na frente, como se você estivesse fazendo uma dívida comprando algo pra usar agora e você só paga depois

Por exemplo: Quando você come uma barra de chocolate, o seu corpo entrega na hora uma enxurrada de dopamina pro seu cérebro e te dá uma sensação de felicidade instantânea, mas você só vai pagar o preço disso lá na frente, você não engorda na hora, você vai ir engordando aos poucos, uma barra de chocolate de cada vez.

Enquanto bons hábitos têm que ser pagos à vista para receber a recompensa lá na frente, eles são como um investimento, quando você faz um treino na academia, você não sai de lá forte ou magro na hora, você tem que ir acumulando treinos e uma alimentação adequada, pra ser recompensado no futuro.

E em geral os nossos cérebros tendem a decidir por prazer imediato e lá na frente a gente vê como pagar essa dívida, mesmo que isso não seja a melhor decisão pra nossas vidas e nossa saúde em longo prazo.

Mudando hábitos

Existe uma forma de criar bons hábitos de uma forma simples e segura, ultimamente eu tenho me dedicado cada vez mais em entender como fatores psicológicos, ligados ao nosso desenvolvimento pessoal, a maneira como nós pensamos e nossos hábitos, têm influência (seja ela positiva ou negativa) nos nossos resultados em várias áreas das nossas vidas, mas principalmente em relação a resultados na nossa saúde, emagrecimento, hipertrofia e performance no treino, que são as minhas áreas de atuação profissional.

E pensando nessa questão de hábitos, a primeira coisa que a gente precisa fazer pra conseguir implementar novo bom hábito que nós identificamos como algo importante pra gente, é...

Simplificar

E agora vai ter gente comentando que eu tô falando o obvio, e isso é obvio mesmo.

Se eu identifiquei que eu preciso beber mais água, eu preciso deixar uma garrafa de água sempre perto de mim.

Se eu preciso frequentar uma academia e ter uma rotina de treinos, então eu preciso me matricular em uma academia que seja de fácil acesso pra mim, que está no meu caminho de casa pro trabalho ou que seja bem perto da minha escola.

hábito de comer doces, mulher na geladeira

Se eu preciso comer melhor, com mais qualidade, então eu preciso deixar alimentos mais saldáveis na geladeira e parar de comprar o que eu acredito que não é legal pra minha dieta, por que se estiver ali ao meu alcance eu vou acabar comendo o que eu não deveria....

Os hábitos estão no nosso DNA

Eu preciso deixar as coisas que eu considero importantes perto da minha mão, simplificar os processos porque, como eu disse lá no começo, hábitos bons são um investimento, eu estou pagando agora pra receber a recompensa só lá na frente, e o nosso cérebro é treinado pra buscar essa recompensa imediata, ele deseja a dopamina que a barra de chocolate vai proporcionar agora, isso é um fator evolutivo, que nós herdamos lá dos nossos antepassados que não sabiam quando iriam encontrar comida no meio da savana, quando iriam conseguir caçar algo... naquela época, esse imediatismo era algo positivo, mas apesar disso já não fazer tanto sentido hoje em dia que que nós não somos mais caçadores coletores e temos uma vida muito mais previsível, isso continua no nosso DNA.

Mas também está no nosso DNA, formar padrões, hábitos e seguir rotinas. A gente funciona de uma forma muito mais “automática” do que tendemos a imaginar e uma logística complexa pra executar o hábito que você quer adquirir vai ser totalmente anti-produtiva.

Eu repetir mais uma vez aqui pra fixar bem: Simplifique as coisas pra você mesmo, se programe pra ter acesso fácil as coisas que você quer consumir ou fazer e tente se manter longe dos hábitos que você quer eliminar.

grupo treinando academia

Mudar os hábitos é simples, porém difícil...

Outro ponto em relação a isso, é que algumas pessoas vão achar que eu estou minimizando o problema, mas não é isso, o que eu quero passar aqui é que isso é simples de fazer, mas talvez não seja fácil de fazer, que são coisas bem diferentes, é necessário ter resiliência, lutar contra as próprias vontades, estar focado no que você quer fazer, onde você quer chegar, e se os processos ligados a essas mudanças de hábitos forem mais simples, sem ter que mudar a sua logística diária de forma brutal, a adaptação vai ser menos traumática.

O poder do hábito

Eu vou indicar pra quem quiser se aprofundar mais no estudo de como funcionam os nossos hábitos e como substituir hábitos ruins e colocar bons hábitos no lugar, o livro O Poder do Hábito, é um livro muito legal, que algumas pessoas podem achar um pouco repetitivo, mas aqui já fica outra dica, a repetição de uma ação de uma ideia também é um fator importante pra implementar um habito novo, por isso que o livro retoma as mesmas ideias em alguns momentos, pra fixar isso nas nossas cabeças.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, bora adquirir bons hábitos, bora treinar, valeu galera, até a próxima!