Musculação na terceira idade

A musculação é uma modalidade muito comum que pode  e deve ser realizada por pessoas com idade mais avançada. Além de ser excelente para a saúde física é uma boa forma de trabalhar a saúde mental, oferecendo lazer e sociabilização.

Benefícios da musculação na terceira idade

Há diversos benefícios que podem ser obtidos por meio de uma rotina de exercícios de musculação na terceira idade, tornando-se uma opção de atividades para pessoas com idade avançada e que querem melhorar a qualidade de vida.

Ganho de força

Primeiramente, a musculação na terceira idade permite aumentar a força e resistência muscular. Essas capacidades são muito importantes dar mais independência ao idoso. Além disso, contribuem diretamente para evitar quedas, que são muito comuns em idosos.

Massa óssea

Os ossos, também recebem a colaboração da musculação, com benefícios de aumento de densidade óssea, evitando que haja o surgimento da osteoporose, doença bastante comum em idades avançadas. A pratica regular de musculação vai fortalece-los deixando-os menos suscetíveis às lesões e fraturas.

Diminuição de dores

A prática da musculação também miniminiza rapidamente as dores, principalmente na região da coluna, ombros e joelhos, que costumam ser mais sobrecarregados e frágeis em idosos.

Melhora da flexibilidade

Desde que executados corretamente os exercícios de musculação promovem a melhora da flexibilidade, dando mais autonomia e qualidade de vida aos praticantes.

Melhora da saúde de forma geral

Algumas doenças também podem ser evitadas ou até mesmo tratadas com a inclusão de exercícios de musculação na terceira idade, assim como a depressão, problemas no coração, desenvolvimento de diabetes e questões ligadas ao sono, por aumentar os níveis de serotonina no organismo, promovendo a sensação de bem-estar.

Sociabilização

A academia pode ser um excelente ambiente para que os idosos conheçam pessoas e se trnham vidas mais sociais e mentalmente saudáveis.

Autoestima

A colaboração para autoestima e autoconfiança também pode ser indicada como um dos benefícios da musculação na terceira idade.

Com mais força, disposição, atividade social e menos problemas de saúde promovem uma melhora considerável na autoestima do praticante.

Melhora da postura

O fortalecimento muscular, desenvolvimento de consciência corporal e da autoestima promovem a melhora da postura.

Importância de um profissional para acompanhamento

Para a realização de musculação na terceira idade, é imprescindível que haja um profissional para acompanhamento do idoso.

O primeiro fator para esta importância é a segurança. É necessário ser cauteloso com a prescrição dos exercícios, priorizando sempre a qualidade de vida e saúde.

Todos os exercícios devem ser prescritos de forma personalizada e adaptados para  as possíveis limitações de uma pessoa com idade mais avançada. Iniciando com cargas menores e com movimentos mais básicos, realmente atuando como um estímulo para o desenvolvimento do corpo, flexibilidade e bem-estar.

Observar a postura e a realização dos exercícios da maneira correta por também exige o acompanhamento de um profissional capacitado.

Qualquer dúvida é só falar... E bora treinar pessoal!!!