Reflexos da quarentena no organismo

O ano de 2020 pegou todo mundo e surpresa e nos obrigou a mudar uma série de hábitos, trabalhar em casa, se movimentar menos, passar muito mais tempo sentado e o isolamento social tem reflexos no seu corpo e mente, vamos saber um pouco mais sobre isso e como minimizar os efeitos negativos dessa situação.


Efeitos psicológicos

A junção de isolamento social, medo, ansiedade, excesso de trabalho em home office ou ociosidade são uma bomba relógio pro nosso cérebro. Pesquisas recentes vem mostrando que os níveis de stress estão muito mais altos. Muitas pessoas relatam alterações no apetite, qualidade de sono, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outras alterações.

Ansiedade e distúrbios alimentares

Toda essa carga emocional muitas vezes é descontada na comida, muitas pessoas afirmam que aumentaram a quantidade de comida ingerida, o consumo de doces e bebidas alcoólicas. Aumentando o risco do desenvolvimento de distúrbios alimentares e obesidade.

E a mente não é a unica que sofre com isso, os níveis de sedentarismo também aumentaram de forma alarmante e isso pode causar muitas complicações pro seu corpo.


Perda de massa muscular e óssea

Já ouviu aquela frase "O que não se usa, se perde"? Então, é exatamente assim, manter músculos e massa óssea é custoso para o nosso corpo. Ele precisa gastar mais energia pra manter essas estruturas funcionando e quando não usamos os músculos o nosso corpo "decide" que é melhor economizar e se desfaz da nossa massa muscular e óssea.

Bola de neve - Ganho de peso e diminuição dos índices de saúde

Eu falei resumidamente sobre vários problemas causados nessa situação de forma isolada e fiz isso por que tenho que separar os tópicos pra ficar um pouco mais claro, mas um dos maiores desafios dessa questão é que cada efeito acaba amplificando os outros.

Efeitos psicológicos não podem ser isolados dos efeitos físicos, por exemplo: a ansiedade faz você comer mais, isso leva ao aumento da gordura corporal, que por sua vez pode mexer com os seus níveis de autoestima, marcadores gerais de saúde, animo pras atividades do dia a dia e para o treino.

Isso vai fazer com que você treine menos e se sinta menos disposto para se movimentar, o que vai amplificar novamente os primeiros efeitos, ou seja, a bola de neve está girando e ficando cada vez maior.

E agora, como escapar desse ciclo?

A resposta é, mantenha o corpo e a mente ativos, nesse outro artigo eu falei um pouco sobre como não surtar na quarentena e hoje vou falar mais sobre a pratica de atividades físicas nesse contesto.

Eu ouvi muita gente falando que estava sem animo pra treinar em casa e quando perguntei pra essas pessoas se elas se sentiam mais animadas e dispostas quando elas seguiam uma rotina de treino em relação a outros períodos em que eram sedentárias a resposta foi um unanime: "SIM".

Então qual o sentido de parar de treinar agora?

As respostas vão ser variadas, falta de espaço, poucos equipamentos, falta de um professor, acreditar que treinar em casa não dá resultado, etc.

Mas dá pra treinar com muita qualidade em casa, é possível adaptar equipamentos simples e transformar a sua casa numa academia, como mostro aqui.

Em relação aos resultados, eles são sim possíveis, na realidade você não precisa de um monte de equipamentos pra ter resultado, nesse vídeo uso artigos científicos pra provar que podemos treinar só com o peso corporal e ter excelentes resultados, você precisa de conhecimento e técnica nos treinos, pra isso o melhor caminho é...

Ter o auxilio de um personal trainer capacitado

Uma das grandes vantagens das atuais tecnologias é que elas encurtam as distancias, então você pode ter um personal trainer te acompanhando por videoconferência, corrigindo e melhorando cada movimento que você faz no seu treino, mesmo que você esteja a milhares de quilômetros de distancia dele.

Uma outra vantagem é que além de ter resultados você ganha segurança, já que vai ter supervisão de um bom profissional.

Vamos lá... levante do sofá e bora treinar, isso só vai te trazer benefícios!


RAFAEL FIGUEIREDO – CREF 099379-G/SP

  • Profissional de Educação Física – Personal trainer, palestrante e consultor esportivo.

    Pós graduações/Especializações
  • Treinamento desportivo
  • Biomecânica da atividade física e saúde
  • Treinamento funcional
  • Medicina do Esporte