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Crossfit lesiona mesmo?

O Crossfit é muitas vezes visto como um grande vilão, causador de lesões e machucados e tem fama de ser a alegria do bolso dos fisioterapeutas, mas será que isso tem fundamento?

O Crossfit, assim como toda modalidade esportiva gera sim riscos de lesões, mas se for praticado seguindo as diretrizes de segurança, respeitando as bases de treinamento e o seu próprio corpo, será muito difícil acontecer alguma lesão.

Os principais fatores de risco no Crossfit

Excesso de competitividade e Ego

Ser competitivo pode te fazer evoluir e e superar, mas o excesso pode ser um grande problema, principalmente quando falamos de uma modalidade cheia de movimentos complexos.

Saber respeitar os limites do seu corpo é primordial para evitar lesões, não adianta querer pegar a mesma carga do coleguinha de box, se a sua técnica e condicionamento físico não permitem isso.

Priorizar carga ao invés da técnica

A técnica sempre deve ser a primeira preocupação em todos os treinos. Se a sua técnica não for consistente, aumentar as cargas e fazer os exercícios na força bruta, vai acabar sobrecarregando alguma estrutura e mesmo que não gere uma lesão no momento do treino, vai causar danos a médio/longo prazo.

Falta de preparo dos coachs

O Crossfit cresceu muito e muito rápido e isso fez com que muita gente que não tinha preparo para dar esse tipo de aulas assumisse o papel de coach.

Coachs que não tem didática, preparo para adaptar os movimentos e atenção nos detalhes são um perigo para os alunos.

Teimosia do aluno

Também não adianta você ter o melhor coach, com a melhor estrutura se você não escuta as orientações dele. Se o seu coach está dizendo para você diminuir a carga, ir com calma, melhorar a técnica, descansar, etc… Siga o que ele fala!

Executar movimentos complexos sem preparação adequada (Mobilidade e aquecimento)

Tentar executar movimentos complexos como, Snatchs, Bar Muscle Ups, Pistols, entre outros, sem ter feito um bom trabalho de aquecimento e mobilidade é muito arriscado.

Os seus músculos e articulações não vão estar preparados e esse tipo de sobrecarga pode gerar lesões sérias.

Pressa

O Crossfit tem muitas técnicas complexas, cada uma delas tem um tempo de evolução e não adianta querer pegar atalhos, vá devagar e seja consistente

Evitando lesões

Respeite o seu corpo, descanse quando precisar, escolha um bom box, com bons coachs e escute eles.

Dessa forma o Crossfit vai ser um dos melhores métodos de treinamento e com um baixo risco de lesões.

Valeu e Bora Treinar galera!


RAFAEL FIGUEIREDO – CREF 099379-G/SP

  • Profissional de Educação Física – Personal trainer, palestrante e consultor esportivo.

    Pós graduações/Especializações
  • Treinamento desportivo
  • Biomecânica da atividade física e saúde
  • Treinamento funcional
  • Medicina do Esporte