O objetivo desse artigo é explicar as funções de cada suplemento alimentar. É importante lembrar que o uso de suplementos deve respeitar as suas necessidades individuais e ser acompanhado por um profissional. Da mesma forma que o déficit de nutrientes é ruim para o organismo, doses elevadas também podem causar problemas de saúde, o mais importante para que se atinjam bons resultados é o equilíbrio.
Hiperprotéicos e Aminoácidos líquidos
Os hiper proteicos mais utilizados são o whey protein, a albumina, a caseína, os blends hiper proteicos (mistura de 2 ou mais tipos de proteínas) e os aminoácidos em forma líquida. Esta classe de suplementos têm como principal objetivo a reposição proteica de fácil absorção pelo organismo, eles ajudam a ganhar massa muscular e evitam efeitos catabólicos após treinamentos intensos.
Contraindicações: Se usados em quantidades exageradas podem sobrecarregar o fígado e os rins.
Pré-treino
Existem vários suplementos pré-treino à venda no mercado, alguns dos exemplos mais famosos são: Jack3d, Nano Vapor, No Shotgun, No-Xplode e 1.M.R. Cada
um tem uma fórmula diferente, mas basicamente os principais componentes dos suplementos pré-treino são estimulantes e vasodilatadores que aumentam a disposição, o foco, a força e o rendimento do treino. Este tipo de suplemento é uma febre mundial e vem sendo largamente utilizado, mas apesar da melhora na performance promovida por esse tipo de suplemento eles também promovem uma série de riscos e devem ser usados com extrema cautela.
Contraindicações: entre os efeitos colaterais se destacam aumento da ansiedade, aumento da frequência cardíaca, alterações na pressão arterial, nervosismo, tremores, sonolência e desânimo (após o efeito do suplemento passar).
Hipercalóricos
Tem como objetivo aumentar a massa corporal total do usuário, utilizado por pessoas que têm dificuldade de ganhar ou manter o peso e querem aumentar o volume corporal.
Contraindicações: Contra indicado para diabéticos e pessoas que não querem aumentar o peso.
BCAA
BCAA é a abreviação de “Branched Chain Amino Acids”, que quer dizer aminoácidos de cadeia ramificada (Leucina, Valina e Isoleucina). O BCAA é originalmente utilizado para evitar o catabolismo, auxiliar na recuperação do organismo após os treinos e retardar a fadiga.
O problema é que apesar de ser um suplemento muito utilizado, falta comprovação cientifica da sua eficácia.
Creatina
A ATP (Adenosina Trifosfato) é o principal fornecedor de energia para a realização dos movimentos nos primeiros 10 segundos de exercício. Utilizar suplementação de creatina ajuda o seu corpo a resintetizar ATP e consequentemente melhora a performance esportiva e nos níveis de força.
A creatina aumenta o ganho de massa muscular de forma indireta, já que com melhores níveis de força consegue-se treinar com maior intensidade, provocando o ganho de massa muscular.
Com certeza a creatina é um dos melhores suplementos para quem faz exercícios.
Glutamina
A glutamina tem efeito anticatabólico, retarda o processo de over training e diminui o risco de infecções, já que ela auxilia na melhora do sistema imunológico. Ela é recomendada para quem treina com muita intensidade e/ou volume.
Contraindicações: Não tem.
Complexos vitamínicos e minerais
São utilizados por quem encontra dificuldades em conseguir esses nutrientes na alimentação. O déficit de vitaminas e minerais pode causar diversos problemas ao organismo como: Fraqueza muscular, anemia, fadiga, lesões musculares, etc.
Contraindicações: Indivíduos alérgicos ou sensíveis aos componentes da fórmula ou hiperdosagem.
Repositores Hidroeletrolíticos
Servem para recuperar a água e sais minerais perdidos durante o treinamento.
Contraindicações: Devem ser utilizados com cautela por diabéticos.
Carboidratos em gel ou pó
Os principais carboidratos utilizados como suplementação são a Maltodextrina e a Dextrose. Eles tem a função de fornecer energia para a realização de atividades físicas e auxiliar na recuperação do organismo após o treino. Os carboidratos em gel são muito utilizados por quem faz atividades de longa duração para repor energia de forma prática durante a realização do exercício.
Contraindicações: Contraindicado para diabéticos.
Café e Guaraná em pó:
São estimulantes que ajudam na melhora de raciocínio, foco durante o treino e reduzem a percepção de esforço. São bons coadjuvantes nos programas com o objetivo de eliminar gordura.
Contraindicações: Devem ser utilizados com certa cautela, já que em excesso podem aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial.
Nos links abaixo você encontrará informações adicionais que irão te ajudar na alimentação e uso de suplementos alimentares.
Perder peso é o mesmo que emagrecer?
A importância da alimentação para se obter bons resultados no treinamento.
Consultoria de Treinos Online
Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiência, ter melhor performance, em
Redes Sociais
Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:
Opa
Curti muito esse site.
Cumprimentos!
Marcio do Guia do Somatodrol