Corridas extremas - As provas mais loucas, longas e perigosas do mundo!!!

ultramaratona

Da caminhada ao sonho da maratona

Uma trajetória muito comum no mundo da corrida, a pessoa era sedentária, começa a correr pra melhorar o condicionamento e emagrecer um pouco.

No começo são só caminhadas alternadas com corridas curtas, mas em pouco tempo a pessoa está melhor preparada e marca a sua primeira prova de 5k. 

Finalmente chega o dia e lá esta você, no meio de milhares de corredores, lutando para terminar aqueles intermináveis 5 quilômetros, até que finalmente consegue ultrapassar a linha de chegada, uma sensação indescritível toma conta do seu corpo, você se sente bem, exausto mas feliz e nesse momento já está pensado na próxima corrida, quer correr mais e mais rápido, foi picado pelo bichinho da corrida.

O caminho natural é querer aumentar a distancia das provas, 5 km passam a ser pouco, ai passamos para provas de 10 e 21 Km, alguns poucos corajosos se preparam mais e mais para as tão sonhadas maratonas, com os seus 42,200 metros.

Mas sempre tem alguém que quer ir além...

O Extremo - Ultra Maratonas

Algumas pessoas sentem que uma maratona ainda é pouco. Se você é uma dessas pessoas, conheça aqui as maiores e mais extremas maratonas do mundo.

Maratona da selva

floresta

Correr na cidade se tornou monótono pra você? 42 km é muito pouco? Temos aqui uma excelente opção para te tirar da zona de conforto, Jungle Marathon.

São 254 km no meio da selva de Belize, passando por pântanos, enfrentando todo tipo de riscos e animais selvagens.

Site: http://junglemarathon.uk

Uma corrida congelante

Se você não gosta de correr no calor, temos aqui solução.

A Montane Yukon Arctic Ultra tem 688 km de muito gelo, você vai precisar carregar o seu próprio trenó com todos os seus mantimentos, com temperaturas variando entre -12ºC e -25ºC.

Sair vivo dessa corrida já é lucro...

Site: https://arcticultra.de

Pra quem não se importa com variação de temperatura... Corrida no desertos é uma boa opção

São 250 km, divididos em 6 etapas, no deserto do Saara, enfrentando variações de temperaturas de 50º C durante o dia a 0º durante a noite, essa é a Maratona dos Sables.

Insolação, desidratação, se perder no meio do deserto, lesões... Aqui isso é rotina.

Site: http://www.marathondessables.com

Outra opção se você curte um deserto mas não quer ir tão longe é a Atacama Crossing, também são 250 km no deserto de sal do Atacama, no Chile.

As temperaturas também variam bastante, de 46º durante o dia até 6º durante a noite.

Site: https://www.4deserts.com/atacamacrossing/

Voltando as origens

Os gregos são os pais da maratona, mas eles também inventaram a sua própria ultra maratona.

A Spartathlon tem o seguinte desafio, 246 km em uma única etapa e você tem no máximo 36 horas para completar o percurso.

Site: http://www.spartathlon.gr

E ai gostou das provas? Se te interessaram prepare o corpo e o bolso, o investimento para correr uma prova desse tipo normalmente é bem alto e a preparação física e psicológica são tão extremas quanto a prova.

Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.