Os antioxidantes são substâncias que podem prevenir ou retardar alguns tipos de danos às células, causados pelos radicais livres, moléculas produzidas quando seu corpo quebra alimentos ou quando você está exposto ao tabaco ou à radiação.
A ideia de que os antioxidantes, como as vitaminas C e E, betacaroteno e outros, podem contribuir para a saúde física e prevenir doenças levou muitos a supor que eles também possam melhorar o desempenho no treinamento, ajudando na recuperação muscular e na prevenção de lesões. No entanto, a relação entre antioxidantes e exercício físico é complexa.
No entanto, estudos recentes sugerem que a suplementação com altas doses de antioxidantes pode ter efeitos negativos sobre os benefícios do treinamento:
A chave parece ser o equilíbrio. Uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais, fontes naturais de antioxidantes, é geralmente recomendada para quem pratica exercícios físicos regularmente. A suplementação pode ser benéfica em certas circunstâncias, mas é importante não exceder as doses recomendadas e, idealmente, fazer isso sob orientação de um profissional de saúde. Ainda há muito a ser aprendido sobre como os antioxidantes afetam o treinamento e a performance, e a abordagem mais segura é adotar uma dieta equilibrada e consultar um nutricionista ou um médico esportivo antes de iniciar a suplementação.
Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiência, ter melhor performance e melhores resultados.
Se você quer ter os melhores resultados nos seus treinos e procura um personal trainer na região de Alphaville, entre em contato comigo e Bora Treinar!
Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:
Instagram
Youtube
Facebook
TikTok