Em relação a essa questão, nós temos que levar algumas coisas em consideração, não dá para eu falar é bom ou ruim analisando apenas “aplicativo”.
Existem diversas formas de treinar por aplicativos e existem diversos perfis de alunos, então, precisamos analisar ponto a ponto para poder avaliar se vale a pena ou não.
A primeira questão a ser analisada é se o aluno que vai usar o aplicativo tem algum problema de saúde ou alguma lesão prévia, os objetivos desse aluno, o grau de condicionamento físico atual dessa pessoa e com certeza temos que analisar o grau de experiência com treinamento que esse aluno já tem.
Outro ponto primordial é analisar como é feita a prescrição dos treinos por
meio do aplicativo.
Aplicativos de treinos genéricos
Em relação aos aplicativos vamos começar pelos aplicativos genéricos, eles funcionam da seguinte forma, você baixa o app e tem acesso a vários treinos prontos, em alguns você ainda tem algum grau pequeno de personalização, mais sempre de uma forma muito robótica.
Você coloca a sua idade, peso e objetivo, o sistema analisa essas respostas e te oferece um treino, mas essa analise é feita de uma forma muito superficial. O treino tem um grau de personalização mínimo e as chances dele não te levar em direção aos seus objetivos ou fazer com que você se lesione e tenha algum problema são grandes.
Eu não recomendo essa forma de treino para ninguém.
Treinos personalizados por app
A segunda opção já são os aplicativos com o treinamento personalizado, no qual você vai contratar um personal trainer que vai prescrever um treino para você e ele vai fazer todo um trabalho de personalização do treino.
Você vai passar por uma entrevista, ele vai fazer uma anamnese, vai analisar o seu padrão de movimento nos exercícios, vai conversar sobre seus gostos pessoais, vai realizar uma análise muito mais profunda para fazer a prescrição de treinamento e vai te prescrever seus treinos por meio do aplicativo ou por uma planilha.
Normalmente é melhor a opção por app, já que pode oferecer vídeos dos exercícios e mais controle sobre as variáveis do treino.
Esse método de treino já tem uma base de personalização bem grande e ele vai te atender de forma muito mais satisfatória. Mas esse tipo de prescrição também não serve para todo mundo.
Uma pessoa que não tem experiência com treinamento não vai conseguir absorver a técnica de execução de movimento só olhando um vídeo, ela vai precisar de correção externa e feedbacks sobre a execução dos movimentos.
Esse método de treino por aplicativo é uma opção muito
interessante para quem já tem experiencia com treinos
Para uma pessoa que já treina há muito tempo ou um atleta só essa prescrição pode ser valida desde que a analise desse perfil seja bem executada pelo profissional que prescreve o treino.
Dependendo da pessoa, treinar assim pode gerar lesões porque a pessoa realiza os exercícios que podem ter sido prescritos de forma correta, mas se a execução for incorreta o trabalho não será valido.
Aulas personalizadas + Treinos por aplicativo
Para a maioria das pessoas uma forma interessante de treino é unir as aulas de personal com os treinos prescritos por aplicativo, essa metodologia funciona bem para um grupo muito grande de pessoas.
Nesse tipo de trabalho existe todo o trabalho de avaliação para prescrição do treino e a personalização de todas as fases do treinamento, só que aliado ao treino prescrito no app, o aluno tem aulas com o personal trainer
Nessas aulas o personal vai conseguir fazer as correções necessárias em relação aos movimentos e o aluno vai conseguir tirar as suas dúvidas de forma mais direta, no momento que ele está fazendo a execução do exercício.
Isso com certeza vai trazer resultados muito mais interessantes e a quantidade de aulas que ele vai fazer por semana sozinho e os treinos que ele vai fazer com personal também podem variar.
Esse trabalho é muito personalizado, então, a pessoa pode fazer um treino por semana com personal e nos outros dias fazer com um aplicativo, fazer dois ou três com personal e fazer mais algum treino extra com aplicativo, tudo depende do grau de acompanhamento necessário
Treinos presenciais ou treinos online?
As aulas de personal podem ser feitas tanto de forma online quanto presencialmente, graças a tecnologia e aplicativos de videoconferência o seu personal consegue acompanhar e corrigir cada movimento do seu treino mesmo a distância.
No modo online é ainda mais importante que o personal tenha bastante experiencia e saiba lidar com a tecnologia, assim ele pode minimizar as dificuldades e limitações da distancia oferecendo um serviço de qualidade e independente do formato de treino.
É isso aí galera, bora treinar e até a próxima!!!