Antes de assumir um lado nessa guerra entre musculação ou crossfit e definir qual a melhor escolha pra você, é importante entender o que é musculação e o que é crossfit, e quais os objetivos de cada uma das modalidades.
O que é MUSCULAÇÃO?
Musculação é a forma mais popular do treinamento de força, no qual podem ser utilizados diversos equipamentos como barras, halteres, máquinas ou o próprio peso corporal para desenvolver o condicionamento físico, força, ganho de massa magra ou também como um poderoso aliado no processo de emagrecimento.
Como é o treino de Musculação?
O treino "padrão" e mais conhecido são de algumas séries com um número definido de repetições para cada exercício, com intervalos passivos ( intervalo no qual o praticante descansa sem fazer nenhum outro tipo de atividade por um tempo determinado, entre cada série).
Posso deixar o treino de Musculação mais dinâmico?
Mas existem diversas outras formas de treinar musculação, que tornam o treino mais eficiente e sem a monotonia associada por muitos a musculação, como por exemplo: Circuitos, treinos intervalados, com descanso ativo, Bi-sets, Tri-sets, Drop-sets, etc.
O que é CROSSFIT?
Já o crossfit, é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade que busca trabalhar todas as capacidades físicas do individuo por meio de exercícios oriundos do levantamento de peso olímpico, ginástica artística e exercícios aeróbicos.
Como é o treino de Crossfit?
Em geral o crossfit é praticado em aulas em grupo, em academias chamadas de "Box".
As aulas tem duração média de 1 hora, e são divididas em parte inicial (aquecimento), Técnica (na quão são ensinados os movimentos) e WOD (workout of the day - treino do dia) parte final na qual uma ou mais tarefas especificas são realizadas pelos alunos, em geral é a parte mais pesada e cansativa dos treinos.
Vantagens e desvantagens
da Musculação e do Crossfit
Variedade de treinos e exercícios:
Como já expliquei acima, a musculação não é só aquela forma "básica e chata" de sempre, podemos adicionar elementos de outras modalidades, treinar em circuitos ou outras metodologias mais motivadoras, mesmo assim, mesmo que por pouco o Crossfit ganha nesse quesito.
Com uma variedade absurda de treinos, metodologias e exercícios que vão desde levantamento de pesos até escalada de cordas e corrida de rua, no Crossfit não existem limites na variação dos treinos e em geral você nunca faz um treino exatamente igual ao outro.
Lembrando que na musculação esse problema pode ser facilmente sanado, principalmente se você treina com um personal trainer.
Onde tenho mais risco de sofrer lesões,
no Crossfit ou Musculação?
A metodologia dinâmica, baseada em exercícios complexos e de alta intensidade, com um grupo heterogêneo de alunos tem seu preço cobrado nesse aspecto.
Os estudos mais recentes demostram que o Crossfit está associado a uma probabilidade de lesões muito maior do que na musculação, principalmente em alunos com um nível de condicionamento físico menor e com menos experiencia esportiva.
Buscar um box com coachees competentes,
Ganho de massa magra e força:
Não me entenda mal, com certeza você vai olhar dentro de um Box de Crossfit e vai achar um monte de gente com muita massa muscular, mas se o seu objetivo principal é "construir músculos" e ganhar força, a musculação é o melhor caminho para isso, ela foi desenvolvida para ter foco nesse aspecto e o Crossfit tem o foco em um desenvolvimento mais distribuído e uniforme em todas as capacidades físicas.
Isso não é bom, nem ruim, só depende dos seus objetivos.
O que emagrece mais:
Crossfit ou Musculação?
Nesse ponto temos um empate, quando o assunto é emagrecimento as duas modalidades tem resultados similares desde que o volume e intensidade dos treinos sejam equivalentes.
O mais importante não vai ser a modalidade escolhida, tanto faz, até por que você pode trabalhar força e condicionamento aeróbico, aumentar o gasto calórico e ganhar mais massa muscular (fatores que vão auxiliar no emagrecimento com saúde e mais velocidade) tanto em box de crossfit, quanto na sala de musculação.
Condicionamento cardiorrespiratório:
De forma geral o Crossfit sai na frente nesse ponto por ter o condicionamento aeróbico como uma das suas bases de treino, mas nada impede, e eu incentivo a todos os praticantes de musculação, que sejam adicionados elementos aeróbicos nos treinos, que podem ser tanto durante a própria sessão de musculação, antes, após os treinos ou até mesmo em sessões separadas (a forma que melhor se encaixa vai depender dos objetivos e gosto pessoal do próprio aluno)
Motivação e sociabilização:
Nesse ponto até o maior detrator do crossfit vai concordar que o crossfit ganha disparado.
Na minha opinião esse é um dos maiores pontos fortes do Crossfit, a dinâmica dos treinos, a forma com que o grupo se apoia e se une, motiva e cria laços muito fortes, por exemplo, no crossfit o treino só termina quando todos os participantes terminam, então, mesmo existindo uma competição para saber quem vai melhor em cada WOD, todos ficam até o final incentivando os que estão com mais dificuldades.
Personalização dos treinos:
E aqui temos uma das maiores vantagens da musculação, nela podemos personalizar cada elemento do treino, desde a carga, amplitude, objetivos de curto e longo prazo, até qualquer outro elemento que você possa imaginar. Já no crossfit, mesmo que exista a possibilidade de adaptar elementos dos treinos, eles são prescritos para um grupo bem heterogêneo (a não ser que você treino crossfit com um personal trainer), e todos os objetivos dos treinos são mais "gerais", sem focar nas suas necessidades especificas.
E agora qual eu escolho? Musculação ou Crossfit?
Tanto o crossfit quanto a musculação são excelentes para o que se propõem, não existe uma "modalidade melhor", a chave para essa escolha com certeza está em encontrar a modalidade na qual você melhor se adapta e consegue ter maior aderência nos treinos, já que o segredo do sucesso está na consistência nos treinos, como explico nesse outro artigo. Consistência - O fator mais importante para os resultados nos treinos
Vantagens do Crossfit
- Motivação
- Relação interpessoal
- Foco
- Tudo em 1
- Transferência das capacidades adquiridas com os treinos para a vida real
Vantagens da Musculação
- Personalização do treino
- Ganho de massa muscular
- Segurança para iniciantes
- Direcionamento de objetivos
- Foco em objetivos específicos e reabilitação de lesões
O melhor dos dois mundos:
Treinar musculação e crossfit juntos
Ainda está em dúvida? Nada impede que você faça as duas modalidades ao mesmo tempo, seja treinando juntamente com as turmas da academia, quanto contratando um personal trainer que tenha formação e capacitação nas duas áreas.
Eu mesmo utilizo elementos das duas modalidades tanto nos meus treinos, quanto nos dos meus alunos que tem o objetivo de treinar os 2, assim é possível obter o melhor dos 2 mundos.
Se precisar de ajuda nos seus treinos é só clicar aqui e me enviar uma mensagem!