A musculação é uma modalidade muito comum que pode e deve ser realizada por pessoas com idade mais avançada. Além de ser excelente para a saúde física é uma boa forma de trabalhar a saúde mental, oferecendo lazer e sociabilização.
Há diversos benefícios que podem ser obtidos por meio de uma rotina de exercícios de musculação na terceira idade, tornando-se uma opção de atividades para pessoas com idade avançada e que querem melhorar a qualidade de vida.
Primeiramente, a musculação na terceira idade permite aumentar a força e resistência muscular. Essas capacidades são muito importantes dar mais independência ao idoso. Além disso, contribuem diretamente para evitar quedas, que são muito comuns em idosos.
Os ossos, também recebem a colaboração da musculação, com benefícios de aumento de densidade óssea, evitando que haja o surgimento da osteoporose, doença bastante comum em idades avançadas. A pratica regular de musculação vai fortalece-los deixando-os menos suscetíveis às lesões e fraturas.
A prática da musculação também miniminiza rapidamente as dores, principalmente na região da coluna, ombros e joelhos, que costumam ser mais sobrecarregados e frágeis em idosos.
Desde que executados corretamente os exercícios de musculação promovem a melhora da flexibilidade, dando mais autonomia e qualidade de vida aos praticantes.
Algumas doenças também podem ser evitadas ou até mesmo tratadas com a inclusão de exercícios de musculação na terceira idade, assim como a depressão, problemas no coração, desenvolvimento de diabetes e questões ligadas ao sono, por aumentar os níveis de serotonina no organismo, promovendo a sensação de bem-estar.
A academia pode ser um excelente ambiente para que os idosos conheçam pessoas e se trnham vidas mais sociais e mentalmente saudáveis.
A colaboração para autoestima e autoconfiança também pode ser indicada como um dos benefícios da musculação na terceira idade.
Com mais força, disposição, atividade social e menos problemas de saúde promovem uma melhora considerável na autoestima do praticante.
O fortalecimento muscular, desenvolvimento de consciência corporal e da autoestima promovem a melhora da postura.
Para a realização de musculação na terceira idade, é imprescindível que haja um profissional para acompanhamento do idoso.
O primeiro fator para esta importância é a segurança. É necessário ser cauteloso com a prescrição dos exercícios, priorizando sempre a qualidade de vida e saúde.
Todos os exercícios devem ser prescritos de forma personalizada e adaptados para as possíveis limitações de uma pessoa com idade mais avançada. Iniciando com cargas menores e com movimentos mais básicos, realmente atuando como um estímulo para o desenvolvimento do corpo, flexibilidade e bem-estar.
Observar a postura e a realização dos exercícios da maneira correta por também exige o acompanhamento de um profissional capacitado.
Qualquer dúvida é só falar... E bora treinar pessoal!!!