A importância da avaliação física

 A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo e prescrição de exercícios físicos, sejam eles voltados para a performance desportiva, para a saúde ou estética. Ela consiste de uma série de questões e testes físicos que fornecem parâmetros para que o seu Personal Trainer possa prescrever o seu treinamento.

emagrecer em 2024 balança e fita metrica perder peso

     Através dela o Personal Trainer poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como,  tabagismo, hereditariedade, alteração nos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia, sedentarismo, etc.

     Possíveis limitações físicas, seu histórico na prática de atividades físicas e os seus objetivos gerais também são analisados.

perder barriga rápido avaliação física

Peso e Composição corporal

É muito importante salientar que um dos maiores mitos sobre gordura/emagrecimento é quebrado nessa parte do treinamento, nem sempre perder peso é emagrecer. Precisamos ficar atentos com o quanto perdemos  de gordura e não apenas com quantos quilos foram perdidos.

emagrecer em 2024

Com a avaliação podemos afirmar o que está acontecendo de verdade com o nosso corpo. É nesse momento que podemos aferir o percentual de gordura e assim direcionar de forma mais precisa os caminhos a seguir com o treino e alimentação.
Saiba mais sobre: A diferença entre perder peso e emagrecer. 

Objetivos e metas

     Durante a avaliação os objetivos do aluno são analisados e confrontados com as suas maiores necessidades, sejam elas: melhora do desempenho esportivo, ganho de massa muscular, melhora de condicionamento físico, redução de peso, redução de percentual de gordura, melhora nos níveis de flexibilidade, aumento dos níveis de força, etc.

     A avaliação física também auxilia o profissional a estabelecer metas para o aluno e estabelecer prazos para obter determinados resultados a partir da identificação dos déficits apresentados e dos seus objetivos pessoais.

     Através da avaliação física o Personal Trainer conseguirá identificar as melhores atividades para o aluno e também o volume e intensidade ideal desses exercícios.

Resultados

     A Reavaliação deverá ser realizada periodicamente para identificação dos resultados obtidos nesse período do treinamento. Com base nesses dados o profissional analisará as alterações necessárias no programa de exercícios e inicia-se um novo ciclo de treinamento.

metas e objetivos

Os principais itens de uma Avaliação Física

- Anamnese (Entrevista)

- Antropometria e Composição Corporal (Peso, altura, % de gordura, % de massa magra, circunferências, IMC, relação cintura x

quadril, etc.).

-Testes Neuromotores (Testes de força, resistência muscular, potência, flexibilidade articular, agilidade, etc.).

- Análise Postural.

- Avaliação Cardiorrespiratória.


 Consultoria de Treinos Online

Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online

Redes Sociais

Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok