A importância da alimentação para ter resultado no treino

Muitas vezes, ao se iniciar um programa de treinamento as pessoas tem a falsa ideia de que já que estão treinando não precisam mais se preocupar com a alimentação. Eu sempre escuto a frase: “Agora eu posso comer a vontade, porque eu irei gastar calorias na academia e não preciso mais me preocupar com a dieta”.

dieta treino e resultado
diet food concept- diet plan, program, menu concept

     Mas essa ideia não está correta, mesmo com o maior gasto de calorias, alterações funcionais, metabólicas e hormonais causadas pelo treinamento, a alimentação ainda é uma parte extremamente importante para que se atinjam os seus objetivos e metas estabelecidas para cada fase do treinamento.

     Independente do fato de que esses objetivos e metas sejam relacionados ao ganho de massa muscular, emagrecimento, melhora de condicionamento físico, níveis de saúde e qualidade de vida ou performance desportiva.

      Dois exemplos clássicos são o das pessoas que tem como objetivos o ganho de massa muscular ou o emagrecimento.

Algumas vezes quem quer ganhar massa muscular começa a comer exageradamente e não se preocupa com a qualidade dos alimentos ingeridos, o que acaba causando um aumento indesejado no percentual de gordura ao invés de um ganho expressivo no percentual de massa magra, ou seja, aumenta-se o peso, mas o ganho não vem com qualidade.

     Com as pessoas que tem como objetivo emagrecer muitas vezes ocorre o contrario, em geral elas passam a fazer dietas extremamente restritivas, nas quais nutrientes de alta importância para a manutenção do organismo são muitas vezes completamente cortados, causado uma perda rápida de peso, mas também sem qualidade, já que se perde uma grande quantidade de gordura, mas as perdas de massa muscular também são muito grandes, o que seria evitado com uma dieta equilibrada.

Efeito sanfona

     Além disso, esse tipo de dieta pode causar o chamado “efeito sanfona”, no qual se perde muito peso em pouco tempo, mas recupera-se o mesmo peso ou até mais peso que antes da dieta no momento em que voltamos aos nossos hábitos alimentares corriqueiros.

     O ideal para que você alcance os seus objetivos com qualidade de vida e saúde e que se consiga manter esses ganhos por muito mais tempo é a aquisição de novos e melhorados hábitos alimentares aliados à prática regular de atividade física.

     Procure um profissional de nutrição e um profissional de educação física para que eles possam lhe orientar respectivamente na reorganização dos seus hábitos alimentares e nas atividades físicas adequadas para os seus objetivos, gosto pessoal e atual nível de condicionamento físico.

Como saber quais são os reais resultados?

É muito importante acompanhar a sua composição corporal pra saber quais os reais resultados da sua dieta e programa de treinamento, para saber mais sobre esse assunto leia esses 2 artigos:

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA  e  PERDER PESO É O MESMO QUE EMAGRECER?

Dicas gerais para uma boa alimentação:

•Coma refeições completas e balanceadas. Evite “doces e salgados” e outros “extras” até chegar à composição corporal desejada, inclusive aos finais de semana.

•Foco na qualidade dos alimentos.

•Se você quer emagrecer precisa consumir menos calorias do que gasta por dia. Se quer ganhar massa magra precisa consumir mais do que gasta.

•Procure consumir mais frutas .

•A suplementação deve ser realizada em ciclos. Depois, dê uma pausa para o corpo “limpar”.

•Coma “colorido” – cada cor de alimento tem nutrientes específicos e o nosso corpo necessita de um pouco de cada um.

•Beba água regularmente - se mantenha hidratado.

Evitar:

•Açúcar e doces em geral.

•Frituras, carnes gordas, pele de aves, milanesa, empanados, pasteis e salgadinhos (industrializados, fritos, assados).

•Embutidos: salame, mortadela, salsicha, linguiça, bacon, etc.

•Queijos amarelos, leite e iogurte integral, maionese, manteiga, creme de leite, leite de coco, catupiry, chantilly.

•Refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas.


Rafael Figueiredo - Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física - Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.


 

Consultoria de Treinos Online

treino funcional equipamentos homem com kettlebell

Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiência, ter melhor performance e melhores resultados.

Aulas de Personal Trainer Presenciais em Alphaville/SP

personal trainer com aluno no supino

Se você quer ter os melhores resultados nos seus treinos e procura um personal trainer na região de Alphaville, entre em contato comigo e Bora Treinar!

Redes Sociais

Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok