E aí, você está conseguindo cumprir as metas fitness que você propôs na virada de ano?
"Espera aí, como assim resoluções de ano novo? Já é fim de Janeiro Rafa!"
Fica tranquilo, você já vai entender que não faz diferença em qual mês você está lendo isso...
Por enquanto você deve estar se perguntando: Porque eu estou postando isso agora e não na semana de Réveillon, quando todo mundo estabelece as metas de ano novo...
E a resposta é: Por que é muito fácil definir algumas “metas aleatórias”, o difícil é se manter firme no propósito e atingir seus os objetivos!
E hoje eu estou aqui pra compartilhar com vocês algumas estratégias que vão ajudar a manter o foco e chegar aonde a gente quer, isso aí, atingir os seus objetivos!
Mas isso tem alguns passos, você não achou que era fácil assim realizar os seus sonhos né?
Passo a passo pra atingir as suas metas fitness
O primeiro passo pra resolver essa situação é entender como a nossa mente funciona, por que em geral é sempre a mesma história, chega o fim dezembro, ou nosso aniversário, enfim, qualquer data icônica... e a gente começa a fazer metas pra emagrecer, enriquecer, resolver todos os nossos problemas...
E nem precisa ser uma data tão icônica assim, pode ser só uma segunda-feira ou o primeiro dia do mês, qualquer número redondo ou início de qualquer coisa... Você já reparou que nas segundas a academia lota e você precisa ficar disputando vaga no supino ou no leg press, enquanto na sexta fica parecendo um deserto?
Existe um estudo da Universidade da Pensilvânia chamado “The Fresh Start Effect: Temporal Landmarks Motivate Aspirational Behavior”. Que significa, “O Efeito de recomeço: Marcos temporais motivam comportamento aspiracional”.
E esse estudo demonstra que marcos temporais costumam motivar nós, meros mortais, a refletir sobre como está a nossa vida e buscar realizar mudanças nos nossos comportamentos.
No estudo é mostrado que mesmo marcos menores, como um corte de cabelo novo, por exemplo, tem o efeito de fazer que tenhamos vontade de mudar, evoluir... Ou seja, faz parte do comportamento humano planejar e definir metas a partir dessas datas e marcos temporais.
Mas, como eu falei antes “Nas sextas feiras a academia fica parecendo um deserto”.
Isso aí, a gente promete pra si mesmo que vai mudar tudo e desiste logo ali na esquina...
E por que a gente desiste?
Porque a gente sonha e acha que definiu metas.
Deixando de sonhar e
começando a realizar
Agora nós precisamos entender o que é um objetivo, uma meta e um sonho.
Um objetivo é algo que você quer alcançar, quer realizar ou quer fazer, por exemplo: Ter um abdômen de tanquinho ou perder 20 quilos...
É o que me faz se mover, me dá forças pra levantar do sofá em correr na direção do que eu quero
Já a meta, é um alvo definido.
E pra acertar o alvo eu preciso saber: de onde eu estou atirando, qual arma eu estou usando, quais são as variáveis do ambiente, como eu faço pra ter as melhores condições pra acertar esse alvo...
Trazendo pro mundo dos treinos, pra atingir as nossas metas é necessário estabelecer quantas vezes eu preciso treinar por semana, como tem que ser a minha alimentação, qual deve ser a intensidade dos meus treinos pra atingir o meu objetivo...
Por Exemplo, eu preciso fazer 4 treinos intensos de musculação por semana, comer de forma X, dormir X horas por dia... Tudo de forma bem estabelecida.
E o sonho é: “Ahhh, imagina eu na praia, todo sarado, saindo da água exibindo o meu tanquinho e meus músculos, todo lindão...”
Entendeu? O sonho é uma coisa abstrata, sem nenhum plano de como eu vou atingir isso, é um desejo... É algo que eu quero...
E é assim que as pessoas costumam definir as suas “Metas”:
“Ano que vem eu vou ser fitness...”
“Ano que vem eu vou treinar todo dia...” ou...
“Ano que vem eu vou ficar rico...”
Mas não tem um plano de ação... sabe qual é o resultado né?
Exato, vai dar tudo errado...
Usando o método SMART
Bora se organizar pra fazer funcionar dessa vez?
O plano é o seguinte, primeiro vamos parar de sonhar e começar a definir metas claras, pra isso a gente vai usar o método SMART, talvez você já tenha ouvido falar.
SMART - É uma sigla em inglês na qual cada letra se refere a uma palavra.
S (SPECIFIC) – Específicas – ou seja, as metas têm que ter um foco definido, não podem ser aquelas metas ultra abrangentes, por exemplo se é sobre comprar um carro eu preciso saber qual o modelo, ano cor... se for só comprar um carro, é mais um desejo do que uma meta, entende? E a gente extrapola essa visão pra todas as metas que formos definir...
M (MEASURABLE) – Mensurável - Ou seja eu preciso pode medir isso, não pode ser uma meta aberta, como “perder peso”, se for nessa linha temos que colocar uma meta de por exemplo diminuir 10% de gordura ou perder 8 quilos...
A (ATTAINABLE) – Atingíveis ou realistas – Não adianta colocar uma meta de perder 20 quilos em 1 mês por que isso é muito improvável, nada saudável, e mesmo que a gente consiga não da pra fazer manutenção disso, então vamos colocar uma meta que dá pra bater.
Nesse ponto também é importante, pensar nos detalhes do planejamento, Se a sua meta ´por exemplo depende de você treinar 7x por semana 2 horas por dia, você precisa analisar friamente se isso realmente cabe na sua rotina, se você está preparado pra treinar nesse nível, se você realmente consegue fazer isso 365 dias no ano... Pé no chão sempre, você pode ser agressivo com as suas metas, mas precisa cumprir depois, não estabeleça metas que você acredita serem impossíveis.
R (RELEVANT) – Relevantes – Tem que ser algo relevante pra você, algo que faz sentido na sua vida e você deseja atingir de verdade.
T (TIME BOUND) – Tempo limite - Ter um prazo para realização.
Aplicação do método
SMART de metas:
Vou dar um exemplo, O “Manuel”, está pesando 100 kg. E ele quer terminar o ano com 85Kg.
Isso é específico? Sim, ele precisa perder 15 quilos em 11 meses (levando-se em consideração a data que escrevi o texto, dia 23/01) é um número bem específico, definido, algo que eu posso ter em mente para buscar, 85 Kg.
É mensurável? Também é, o “Manuel” sabe quanto está pesando agora e sabe que se perder 1,363 gramas por mês ele vai bater a meta.
É atingível? Pra um homem de 100 quilos, perder 15 num espaço de quase um ano é super atingível com algumas melhoras na alimentação e rotina de treinos.
É relevante? Aí é que está, pra isso a gente precisa entrar lá na cabeça do “Manuel”, isso é algo realmente importante pra ele? É algo que vai mudar a vida dele de alguma forma? Vai dar mais confiança? Mais autoestima? Mais saúde?
Ele precisa acreditar de verdade que alguma dessas coisas é algo importante pra ele, ele precisa realmente querer realizar essa transformação e ver VALOR nisso, se pra ele for algo irrelevante, com certeza ele vai desistir antes de atingir a meta.
Tem um prazo para realização? Tem também, o Manuel definiu que vai bater a meta até o dia 31/12... Bora lá que o tempo está passando Manuel, bora se mover!
Criando as suas próprias
METAS EFICIENTES
Agora que você já entendeu bora estabelecer as suas próprias metas, mas não adianta colocar 1000 metas, pq fica impossível acompanhar e realizar...
Estabeleça poucas metas, eu sugiro no máximo uma dentro de cada um desses 5 grandes grupos.
- Saúde Física – Pode ser por exemplo diminuir o seu percentual de gordura pra um determinado patamar, treinar pelo menos 3 vezes por semana...
- Saúde Mental – Você pode definir ter um tempo pra você todos os dias, por exemplo, tocar o instrumento musical que você curte 20 minutos por dia...
- Família – Você pode definir metas de tempo de qualidade com a seu marido ou esposa, passa pelo menos 1 vez por semana na casa dos seus pais...
- Desenvolvimento Pessoal – Pode ser um Curso, uma meta de leitura, aprender um novo idioma
- Desenvolvimento Profissional/Financeiro – Estabelecer metas de crescimento dentro da empresa que você trabalha, definir metas de economia e gestão financeira pessoal....
Enfim, cada um tem que encontrar as próprias metas e encaixar dentro do método SMART.
Uma coisa interessante é que embora a meta de um grupo possa estar ligada direta ou indiretamente as metas e resultados em outro grupo, isso não é um problema.
Por exemplo: posso ter como meta de desenvolvimento pessoal, fazer 1 aula por semana de um idioma estrangeiro, e isso pode se refletir no meu desenvolvimento profissional de forma positiva.... Mas isso é um bônus.
O importante ter os pés no chão na hora de definir as metas, você precisa ter FOCO em poucas coisas pra executar o plano de maneira satisfatória.
Outro ponto importante é: Fracionar as metas
Metas pequenas são mais fáceis de bater, o que você acha mais fácil?
Perder 15 quilos em um ano, perder 1,250 por mês ou 42 gramas por dia?
Nos 3 casos o resultado é o mesmo, menos 15 quilos em 12 meses.
Mas quando olhamos de maneira fracionada fica mais fácil, mais alcançável ... Então sempre que você definir um objetivo de longo prazo divida em metas de curto e médio prazo, isso também vai facilitar o acompanhamento das metas e evitar que você deixe tudo pro último minuto, que é uma coisa que vai pra lista do que fazer pra sabotar os próprios planos.
Bati as minhas METAS FITNESS e agora,
pra onde eu vou?
Você está fazendo tudo certinho, no caminho , vira pra mim e fala:
“Rafa, bati as minhas metas! Aeeee, e agora, o que eu faço?”
Agora é hora reavaliar, analisar a sua vida e tentar entender se você já está realmente onde você quer, e chegou numa fase de manutenção ou se se você ainda precisa evoluir em alguma área.
A partir disso você desenvolve novas metas e segue o jogo...
Eu acredito que uma vida plena e feliz depende de uma constante busca pela evolução, então pelo menos pra mim nunca chega realmente numa fase de manutenção, sempre eu tenho algo a ser melhorado, física, psicológica, intelectualmente, enfim... Mas essa é forma que eu vejo e não tem problema nenhum se você pensa de forma diferente desde que você se sinta realizado. Espero que esse conteúdo tenha te ajudado.
Bora bater as nossas metas fitness, BORA TREINAR galera!
VALEU!