A celulite é um dos maiores medos de muitas mulheres, sendo um problema causado pelo acúmulo de gordura, problemas circulatórios e toxinas nas células, resultando em um aspecto ondulado na pele comparado a casca de laranja, com variados graus, indo de leve a grave.
O que causa a celulite?
Há diversos aspectos e hábitos que podem causar celulite, porém um dos principais e que mais afeta o corpo é o sobrepeso, afinal a deformação é nada menos que o acúmulo de gordura, tornando-se mais comum para pessoas que sofrem com obesidade e sedentarismo.
Algumas pessoas que estão dentro de seu peso ideal também podem apresentar celulite por conta da quantidade de gordura em comparação com a massa muscular, contabilizando o percentual do corpo como um dos fatores, com pouca distribuição de músculos em comparação com o total de peso corpóreo, interferindo diretamente na microcirculação e linfáticos, formando os furinhos.
Ainda podem ser fatores para a celulite pessoas que cultivam o hábito de fumar, que não seguem uma alimentação saudável ou até mesmo que não possuem o costume de praticar atividades físicas.
Atividades físicas X celulite
Os exercícios físicos são grandes aliados para combater e prevenir a celulite, auxiliando na circulação sanguínea e evitando que a gordura acumule, minimizando ou até mesmo eliminando os furinhos tão incômodos.
Outro fator que também colabora para que as atividades físicas sejam consideradas grandes combatentes da celulite é a questão da massa muscular, pois a pratica de exercícios vai disponibilizar mais massa magra e eliminar a gordura.
Aposte na musculação, crossfit, aeróbicos, caminhada, bicicleta, natação, lutas, dentre diversas outras modalidades disponíveis .
Tratamentos para celulite
Há diversos tratamentos que são disponibilizados em clínicas de estética, principalmente, para acabar com a celulite, com métodos que permitem minimizar os pequenos furos e até mesmo agir mais profundamente em casos mais graves. Esses tratamentos não costumam ter valores acessíveis e temos que considerar que para resolver o problema a pessoa teria que fazer varias sessões.
Mudanças na alimentação são de extrema importância no combate a celulite, minimizando a ingestão de sódio, frituras, enlatados, doces, alimentos com conservantes, corantes e bebidas alcoólicas que aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea. Os alimentos integrais, legumes, verduras, gorduras boas e frutas são bem vindos assim como beber no mínimo 2 litros de água por dia.
Não podemos esquecer dos exercícios físicos, apostar nos treinos de musculação para aumentar massa magra e também nos exercícios aeróbicos que ajudam a eliminar a gordura, ativar a circulação e consequentemente melhorar o aspecto da pele. Hoje em dia não existe desculpas pois temos uma variedade imensa de aulas e treinos que atendem todo tipo de gosto. Uma dieta equilibrada e consciente, associada a atividades físicas no mínimo 3 vezes por semana são importantes aliados no combate a celulite e são mais acessíveis do que os tratamentos estéticos, além de trazer mais saúde e disposição.
Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP
Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.
Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.