Nessa série eu respondo as perguntas de vocês sobre treino, alimentação e saúde.
00:00 - Inicio
00:35 - Odeio treinar braços, é realmente necessário?
01:27 - Quanto ingerir de proteínas para hipertrofia?
02:30 - O que é mais importamte para ter resultado na academia?
02:59 - O que é equalizar volume de treinos?
Odeio treinar braços, mas o meu professor me obriga, por mim só faria pernas e abdômen.
Pode falar para o seu professor que eu estou mandando os meus parabéns por ele não deixar você treinar só uma parte do corpo.
Desenvolver todos os grupos musculares é fundamental. E você inclusive não conseguiria desenvolver plenamente nem as pernas se não treinar superiores também, alguns dos exercícios mais importantes para membros inferiores tem a necessidade de força nos superiores, como levantamento terra, stiff e até agachamento.
Fora que o corpo fica muito mais saudável e proporcional quando a gente o treina por completo. Eu sempre digo a seguinte frase, “normalmente o grupo muscular ou exercício que a gente menos gosta de treinar é exatamente o que a gente mais precisa treinar”.
Quanto eu preciso ingerir de proteínas para ganhar massa muscular?
Para hipertrofia o ideal é ingerir entre 1,5 e 2,2 gramas de proteína por kg corporal por dia, então uma pessoa de 80 kg, deve ingerir mais ou menos, entre 120 a 170 gramas de proteínas por dia dividido em várias refeições, por que o corpo não consegue absorver tudo de uma vez, então algo por volta de 30 gramas de proteína por refeição é bastante razoável. Só preciso dar 1 disclaimer aqui. Esses números são a indicação de muitos estudos para pessoas que treinam e não fazem uso de anabolizantes, para quem faz uso dessas substâncias a síntese proteica tende a ser mais eficiente e nesses casos os números podem ser maiores.
O que é mais importante para ter resultado nos treinos?
Consistência.
Não adianta nada ter o melhor treino e a melhor dieta se eles não forem seguidos com regularidade. Inclusive a minha maior recomendação para vocês é que vocês busquem menos o que vai dar mais 1% de resultado e foquem mais no que vai manter vocês treinando por mais tempo com um bom volume e intensidade.
Te vi falando sobre equalizar volume de treino, o que isso significa?
É quando você equipara o volume total de treino semanal em metodologias diferentes, por exemplo:
A gente pode pegar um treino em Bi set com 4 séries de Supino Reto + Crucifixo, com 12 movimentos de cada, com 50 kg no supino e halteres de 16 kg no crucifixo ou esse mesmo treino, mas ao invés de ser feito em Bi set, tenha sido realizado com os exercícios separados.
A metodologia de treino é diferente, mas o volume total de treino é igual nos dois casos.
Isso é importante quando a gente vai analisar algum estudo científico sobre treinos, que comparem 2 metodologias, porque assim o estudo vai ficar mais confiável, caso o volume não seja equalizado o resultado pode ser que uma metodologia é mais eficiente, quando na verdade o que teria acontecido era que a diferença no volume de treino que daria vantagem para alguma metodologia.