Repostas para as suas perguntas sobre treinos, academia, alimentação saudável e saúde.
00:00 - Inicio
00:43 - Melhor divisão de treinos para hipertrofia
01:56 - Qual o melhor abdominal para perder barriga?
02:28 - Qual o melhor suplemento para musculação?
03:22 - Adolescente pode treinar musculação pesado?
05:02 - Treino leve dá resultado?
Para hipertrofia qual é a melhor divisão de treinos?
Pensando só na hipertrofia e usando a ciência como base, e a referência está aqui: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30558493/
Os dados mostram que a diferença nos resultados é insignificante se você treinar Full body, A/B, ABC, ABCDE ou qualquer divisão que você escolha, desde que o volume de treino semanal seja o mesmo, ou seja, se você vai fazer 20 séries para perna, não faz diferença se você vai fazer isso tudo na segunda, segunda e quinta ou segunda quarta e sexta... Mas, eu não indico séries do tipo ABCDE, nas quais você “esfola o musculo até o talo” só uma vez por semana para quem é iniciante ou mesmo intermediário nos treinos, por que o desgaste agudo desse tipo de treino é muito maior e o tempo de recuperação também, sendo assim o risco de lesões é aumentado se você não tiver experiencia e o corpo preparado pra esse tipo de estimulo.
Qual o melhor abdominal para perder barriga?
Na verdade, fazer abdominais não vai te fazer perder barriga, o que vai te fazer barriga é diminuir o seu percentual de gordura total e ai a gordura que está na barriga vai embora junto, pra isso você precisa ter uma rotina de treinos e dieta estruturada, com foco em diminuir o seu percentual de gordura.
Qual o melhor suplemento para quem faz musculação?
Falando de forma genérica o suplemento que mais se encaixa nos objetivos de quem faz musculação é a Creatina, que é um suplemento que comprovadamente te auxilia a treinar melhor e consequentemente desenvolver o seu corpo, além de ser um nutriente que a gente não consegue consumir as quantidades necessárias para quem treina só com a alimentação.
Então, suplementar com creatina faz sentido para grande parte das pessoas que faz musculação.
Em relação a outros suplementos, como a suplementação deveria ser usada como um complemento para a sua alimentação, o ideal é analisar a sua alimentação como um todo para saber se tomar mais algum suplemento faz sentido e vai te trazer benefícios ou não.
Sou adolescente, posso treinar musculação pesado ou isso vai atrapalhar o meu crescimento?
O único risco relacionado ao crescimento é que nós temos uma parte do osso que se chama epífise, que fica nas extremidades dos ossos longos e quando a gente está crescendo, na infância e adolescência, vai existir aqui uma estrutura que se chama placa de crescimento que ainda não está consolidada, ela funciona exatamente pra expandir os ossos conseguir gerar o crescimento, e se você sofre uma fratura ou lesão que compromete essa placa de crescimento, você pode ter um problema com o crescimento desse osso em especifico que sofreu a lesão.
Não quer dizer que você não vá crescer no corpo inteiro, mas esse tipo de lesão é sim problema sério que pode levar a alguma deformação, ou ter um membro mais curto que o outro.
Mas desde que o adolescente treino com a supervisão de um profissional competente e preparado para atender esse público, ele pode treinar musculação com intensidade sem nenhum problema.
Eu mesmo já tive e tenho até hoje vários alunos crianças e adolescentes que treinam com intensidade sem nunca terem sofrido nenhuma lesão.
Existe uma lenda urbana que treinar musculação atrapalharia o crescimento, porque os músculos mais fortes não iriam tracionar os ossos e não deixar o corpo crescer, mas isso é lenda mesmo, não tem nenhum embasamento científico para essa afirmação.
Tem como fazer exercícios leves e ter resultado?
Exercícios como caminhadas ou treinos com baixa intensidade tem efeitos positivos para a saúde, mas exercícios de moderados a intensos vão oferecer maiores benefícios para estética, para performance física e até mesmo para alguns parâmetros de saúde mesmo, como a força e manutenção ou ganho de massa muscular, que são coisas importantes para o funcionamento do nosso corpo.
Mas quando eu falo de exercícios de moderados a intensos, não quero dizer com isso que você precisa trabalhar com cargas extremas, nem nada do tipo, a gente consegue trabalhar com intensidade até com o próprio peso corporal, e é importante lembrar que o nível de intensidade de um exercício é individual, e o que é leve para você pode ser pesado para mim, então o melhor caminho é aquele que eu sempre bato na tecla, ter um treino personalizado para o seu condicionamento, estado de saúde e objetivos.