Fala galera, beleza? Rafael Figueiredo por aqui pra mais uma sessão de perguntas e respostas. Vamos pra primeira dúvida.
Isso depende dos seus objetivos, mas de maneira geral, treinar de 3 a 5 vezes por semana é um bom número para ver resultados. Se você está começando, 3 vezes por semana pode ser suficiente. À medida que ganha experiência e condicionamento, pode aumentar para 4 até 6 vezes. O importante pra ter resultados é a consistência e a combinação com uma boa alimentação.
É importante ter dias de descanso para permitir que o corpo se recupere e evite lesões. Se você está começado, treinar 3 a 5 vezes por semana é uma boa abordagem. Mas dá pra treinar 6X, e descansar só aos domingos se a sua periodização estiver adequada. É importante saber ouvir o seu corpo. Se você começar a se sentir muito cansado, tiver dores intensas, dificuldades pra dormir ou qualquer sintoma ligado a overtraining, é importante parar um pouco pra descansar pra não ter nenhuma lesão e manter a evolução nos treinos. Treinar além das suas capacidades atrapalha os resultados e faz mal pra saúde, mas isso tem que ser avaliado caso a caso pra definir o volume e intensidade de treinos ideal.
Perda de peso rápida assim geralmente vem de perda de água e massa muscular, não de gordura. Se você perder 10 kg não vai secar, desidratar e perder músculos não é secar, não vai te deixar mais bonito nem mais saudável. Para emagrecer de forma saudável, a recomendação é perder entre 0,5 a 1 quilo por semana. Você acha pouco? Perder 1 kg por semana dá 52 kg em um ano. Perder 10 quilos em 3 dias não é seguro nem realista.
Frutas contêm açúcares naturais e têm calorias, mas são muito bem-vindas em uma dieta para emagrecimento ou manutenção de peso. Elas são ricas em nutrientes essenciais como vitaminas e fibras. O importante é o equilíbrio. Comer uma quantidade adequada de frutas não vai te fazer engordar, aliás, mesmo comendo frutas exageradamente, eu te desafio a comer só morango e pera e conseguir ficar obeso. Não dá, nem tem como fazer isso. O problema está no excesso de calorias no geral, comidas extremamente processadas, na falta de atividade física e não nas frutas.
Uma das piores partes de ficar nesse efeito sanfona, perdendo e ganhando peso com dietas restritivas, é que cada vez que você perde peso, você perde mais massa muscular e quando reganha o peso, ganha mais e mais gordura. Isso vai deixando o seu corpo cada vez menos propenso a ser magro, com o metabolismo mais lento, mais inflamado e com o sistema de recompensas mais bagunçado. A saída é mudar a estratégia. Ao invés de querer perder peso o mais rápido possível, você precisa focar em perder gordura da forma mais eficiente, e se atentar a isso, perder gordura, não só perder peso. O caminho é reeducação alimentar, exercícios de força e aeróbicos regulares, e cuidar da cabeça para não cair nas mesmas armadilhas e ficar buscando atalhos inexistentes.
Na minha opinião, pra grande maioria das pessoas não vale a pena fazer a puxada pelas costas. O risco de lesionar o ombro é maior do que fazer a puxada pela frente sim. A sobrecarga no ombro com essa rotação externa com carga elevada, em muitos casos sem a mobilidade adequada, não é necessária. A atividade do latíssimo do dorso ou grande dorsal, que é a principal musculatura trabalhada nas duas variações do exercício, é praticamente igual. Então pra mim, com o mesmo benefício e um menor risco de lesão, eu vou preferir escolher fazer a puxada pela frente.
Sendo bem honesto, se eu comparo o Crossfit com outros esportes, a incidência de lesões é parecida. Mas o Crossfit tem algumas peculiaridades que a gente precisa respeitar para evitar lesões. O Crossfit envolve movimentos complexos, feitos em alta intensidade e tem características competitivas fortes. Então buscar fazer o treino inteiro sempre com foco na técnica na execução dos movimentos é fundamental. Se eu deixar o ego tomar conta e tentar impressionar os coleguinhas do box fazendo movimentos que eu não estou preparado, com cargas que não são compatíveis com a minha condição física, eu vou me dar mal. Outro ponto é sempre buscar a melhor orientação possível. Se você treina em um box em que os coachs não dão atenção pra técnica e focam na correção dos movimentos, é melhor trocar de box. Caso contrário, você vai se machucar.
Espero que essas respostas tenham ajudado. Se você tem mais perguntas, deixe nos comentários ou nas minhas redes sociais. Até a próxima!
Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiência, ter melhor performance e melhores resultados.
Se você quer ter os melhores resultados nos seus treinos e procura um personal trainer na região de Alphaville, entre em contato comigo e Bora Treinar!
Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:
Instagram
Youtube
Facebook
TikTok