As perguntas de vocês sobre fitness, treino e saúde, respondidas por mim.
00:00 - Inicio
00:25 - Abdominal diminui gordura?
01:11 - O que é mais importante, treino ou alimentação?
01:28 - Se eu só treinar e manter hábitos com álcool e alimentação, consigo emagrecer?
02:11 - Qual a idade mínima para fazer exercícios?
03:02 - Qualidade do sono influência muito nos resultados do treino?
03:50 - Compensa começar a treinar após os 60 anos?
04:26 - Dá para ganhar massa muscular mesmo sendo vegano?
05:02 - Como saber com precisão se o peso que estou ganhado são músculos ou gordura?
Abdominal diminui gordura?
Sim, mas provavelmente não dá forma que você está pensando.
Abdominais assim como qualquer outro exercício ajudam no processo de “queimar gorduras”, mas não agem diretamente sobre a gordura que está acumulada no abdômen, essa queima é sistêmica, acontece no corpo inteiro, não apenas na região que está sendo exercitada.
A principal função dos abdominais é fortalecer a musculatura na região do abdômen.
O que é mais importante, treino ou alimentação?
Cada um tem as suas funções, não existe um mais importante que o outro, o ideal é ter uma rotina de treinos e alimentação equilibrada tanto para melhorar a estética, quanto para qualidade de vida e saúde.
Se eu só treinar e manter hábitos com álcool e alimentação, consigo emagrecer?
Depende, se mesmo bebendo e dando umas “escorregadas” na alimentação você consegue se manter em déficit calórico você vai emagrecer, mas é importante tomar cuidado com as quantidades. Não dá para achar que os exercícios sozinhos vão fazer um milagre se o seu consumo calórico e de álcool for exagerado, nesse caso a conta não vai fechar e você pode continuar engordando mesmo se estiver treinando. Você não precisa renunciar a tudo, mas buscar o equilíbrio é fundamental para a saúde.
Qual a idade mínima para fazer exercícios?
Na verdade, exercícios são excelentes em todas as fases da nossa vida, e não existe uma idade mínima para começar a treinar, mesmo crianças pequenas devem fazer atividades físicas, mas no caso de crianças eu indico atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, lutas ou danças, tem que ser algo que seja divertido para essa criança, não pode ser algo forçado, para não gerar uma aversão a exercícios quando ela crescer.
Sempre buscando aumentar ao máximo possível o repertorio motor da criança, ou seja, coloca ela para correr, pular, nadar, escalar e experimentar o máximo possível de atividades diferentes para poder desenvolver ao máximo os potenciais físicos dela.
Qualidade do sono influência muito nos resultados do treino?
Tanto a qualidade, quanto a quantidade influenciam sim, sem dormir o necessário o seu corpo vai ter grandes dificuldades para se recuperar dos treinos e é durante o descanso que acontece a evolução, nesse momento o seu corpo se recupera e fica mais forte do que antes, mas sem dormir a recuperação vai ficar comprometida, além de gerar problemas com a produção hormonal, atenção e regulação de apetite.
Existem três pilares para ter bons resultados nos treinos: O treino propriamente dito, a alimentação e o descanso, o ideal é cuidar bem dos três.
Tenho 63 anos e nunca treinei, compensa começar agora?
Lógico que compensa, é claro que quando você começa mais novo pode colher os resultados do treino a mais tempo, mas vários estudos comprovam que existem vários benefícios de começar a treinar em qualquer fase da vida, eu te garanto que 2 semanas depois de você começar já vai sentir alguns desses benefícios, se sentindo mais disposto, mais forte...
Não adianta ficar olhando para trás e se culpando por não ter começado antes, bora viver o presente, já se levanta do sofá e vai agora pra academia!
Dá para ganhar massa muscular mesmo sendo vegano?
Dá sim, desde que você tenha uma ingestão calórica e de todos os macronutrientes, proteínas, gorduras e carboidratos, condizentes com as suas necessidades. Muitas pessoas acreditam que em uma dieta vegana ou vegetariana vai existir déficit de proteínas, mas existem várias proteínas não animais que vão suprir as suas necessidades.
Como saber com precisão se o peso que estou ganhado são músculos ou gordura?
Não adianta usar só o peso da balança como parâmetro, o ideal é fazer avaliações físicas periódicas para acompanhar o seu progresso, assim você consegue saber quanto do seu peso é composto por músculos, gordura e massa óssea. Assim você consegue analisar com os seus resultados com precisão e fazer planejamento com mais qualidade.
Eu uso atualmente 2 metodologias de avaliação, por ultrassom, usando o Bodymetrix, que é o existe de mais tecnológico em termos avaliação física hoje em dia e a avaliação por dobras cutâneas com Adipômetro, que também é uma excelente ferramenta de avaliação desde que o profissional seja capacitado para isso.
Se você não tiver condições de fazer avaliações você pode usar medidas as medidas do seu abdômen, braços, pernas, cintura e tórax como parâmetro, isso não vai te dar o mesmo padrão de precisão na avaliação, mas já é bem melhor do que usar só a balança como parâmetro.