Anorexia, bulimia e vigorexia - Transtornos alimentares e distúrbios de imagem corporal.

Hoje eu vou falar um pouco sobre alguns dos transtornos alimentares e distúrbios de imagem corporal mais comuns. Quero deixar bem claro que eu sou um dos maiores defensores da prática de esportes, atividades físicas e de que a pessoa tenha uma boa alimentação e um corpo belo e saudável. Mas sempre devemos ficar atentos aos exageros, a saúde sempre deve ser o principal fator que guie a prática de esportes e a dieta.

mulher chorando na balança efeito sanfona

A obsessão doentia pelo corpo perfeito e/ou condicionamento físico perfeito pode levar ao desenvolvimento de uma das doenças abaixo. Lembre-se de que a perfeição está no equilíbrio, não nos extremos.

Transtornos alimentares

É um termo que define em padrão de comportamento alimentar que cause danos sérios à saúde de um indivíduo.

dietas da moda passar fome para emagrecer

Distúrbios de imagem corporal

Ocorrem quando a pessoa enxerga uma imagem distorcida de si própria ao se olhar no espelho. São casos em que mesmo que a pessoa esteja extremamente magra, com um percentual de gordura e peso baixíssimos e que coloquem em risco a sua saúde ainda assim se acham muito gordas ou de pessoas que mesmo tendo grandes quantidades de massa muscular se acham muito pequenas e pouco musculosas.

disturbio de imagem corporal

São doenças complexas, que envolvem componentes psicológicos, sociais e fisiológicos. Elas geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na adolescência e no inicio da fase adulta e que muitas vezes só são percebidas pelos familiares e amigos em estágios avançados.

A busca do corpo perfeito e os transtornos alimentares

Ter um corpo perfeito é um dos sonhos de muitas pessoas, o ser humano moderno se preocupa com o corpo e a forma física, isso é muito saudável e extremamente bem vindo.

O problema é quando essa preocupação com o uma boa aparência deixa de ser saudável e se torna algo nocivo.

Anorexia

A anorexia é uma doença que se caracteriza por obsessão na magreza e distorção da imagem corporal. A pessoa que tem anorexia se enxerga sempre muito gorda, mesmo que esteja muito abaixo do peso considerado saudável.

Para tentar atingir o padrão que ela considera ideal faz dietas extremamente restritivas e muitas vezes abusa dos exercícios físicos e/ou faz uso de medicamentos para diminuir o apetite ou de laxantes e diuréticos para diminuir o peso corporal.

Vigorexia

A vigorexia é uma doença na qual a pessoa se enxerga muito fraca e com pouco volume muscular, mesmo que seja forte e musculosa.

Ela nunca se contenta com o volume de massa muscular que possui e muitas vezes tem vergonha de se expor em público (algumas usam roupas que escondem o corpo como blusas, jaquetas e várias calças mesmo que esteja muito calor, para aparentar um maior volume muscular).

Existem também as pessoas que tem vigorexia e não tem obsessão pelo volume/massa muscular, mas apenas pela prática de atividade física, são pessoas obcecadas em ter uma forma física esplêndida e que deixam a saúde de lado para atingir um ideal inalcançável.

Em ambos os casos os vigoréxicos se excedem nos exercícios físicos colocando em risco a própria integridade física e tendem a abusar dos esteroides anabolizantes e de suplementação alimentar.

Saiba mais sobre anabolizantes aqui: Esteroides Anabolizantes – O que são? Quais são os prós e contras?

Bulimia

A bulimia é uma doença que se caracteriza por episódios recorrentes de descontrole, nos quais a pessoa come exageradamente, seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido.

mulher com bulimia

Em geral induzem o vômito, fazem uso de laxantes, dietas inadequadas, abusam de medicamentos e/ou suplementos alimentares utilizados para emagrecer.

Na bulimia a pessoa não quer engordar, mas não consegue conter o impulso de comer exageradamente por mais do que alguns dias. A pessoa que sofre de bulimia tipicamente não é obesa, porque usa recursos extremos para eliminar o excesso de alimentos ingeridos.

Tratamento para transtornos alimentares e
distúrbios de imagem corporal

Pessoas com algum desses problemas devem receber tratamento médico e psicológico adequado, afim de se recuperar, na maior parte dos casos a própria pessoa não consegue perceber a sua condição sozinha, então, é importante o apoio de amigos e familiares. 

Consultoria de Treinos Online

o que é musculação

Se você está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiência, ter melhor performance, em

Redes Sociais

Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok

2 Comments

  1. Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

Comments are closed.