Atletas de fim de semana – Os riscos da prática de atividades físicas intensas sem preparo

O que Ă© o atleta de fim de semana?

O “Atleta de fim de semana” é aquela pessoa que não pratica atividades físicas com regularidade (1x por semana ou menos).
Alguém que não tem preparo físico, mas mesmo assim resolve dar aquela corridinha de 10 km para “queimar umas gordurinhas” ou jogar uma pelada com os amigos no fim do expediente.

O problema é que o corpo dessa a pessoa não está preparado para essas atividades. E ...

Praticar atividades fĂ­sicas intensas sem preparo pode causar diversos problemas

Desde coisas mais simples como dores musculares intensas, até lesões graves e nos piores casos um ataque cardíaco ou um AVC.

O ideal é que façamos um trabalho de fortalecimento e preparação, assim, diminuímos os riscos de que algo de ruim aconteça.

atletas de fim de semana jogando futebol

Como fazer atividades fĂ­sicas de forma segura?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que as atividades físicas em geral causam diversos benefícios à saúde física e mental, mas para conseguir esses benefícios precisamos nos exercitar no mínimo 2X por semana (se houver possibilidade, o recomendável é de 3 a 5X).

Não adianta correr 10 km hoje e nunca mais voltar aos treinos, se você quer dar os benefícios do treinamento para o seu corpo é necessário ter continuidade.

Deve-se iniciar com atividades moderadas e aumentar o grau de dificuldade gradativamente e ter consciência de que os benefícios virão em médio/longo prazo e não em um único treino.

lesĂŁo no futebol
sport, sports injury and people - injured soccer player with ball on football field

Para ajudá-los a entrar nos eixos e praticar exercícios da forma correta montei um pequeno roteiro que vai fazer com que você tenha os benefícios de ter uma vida ativa minimizando os riscos provocados pela prática de esportes ou atividades físicas.

1º Passo – Procure um médico

É importante procurar um médico antes de começar um programa de treinamento para saber se você está fisicamente apto para treinar. Com um OK do médico podemos seguir para o próximo passo.

2º Passo – Procure um profissional de educação física.

Esse profissional vai avaliar o seu atual condicionamento físico, estado de saúde, lesões prévias e os seus objetivos.

A partir desses dados ele irá montar a sua periodização de treinamento e prescrever os seus treinos, buscando os melhores resultados com segurança.

3º Passo – Siga o programa de treinamento e aproveite os benefícios de ser fisicamente ativo.

O importante agora Ă© manter-se fiel ao treino, assim vocĂŞ vai perceber que gradativamente o seu preparo fĂ­sico vai se tornar cada vez melhor.

Agora você já pode bater aquela bolinha com os amigos ou acordar no fim de semana e ir correr no parque e o que antes era um risco passa a ser qualidade de vida.

Bons treinos!


Consultoria de Treinos Online

treino funcional equipamentos homem com kettlebell

Se vocĂŞ está buscando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades considere entrar no meu Programa de Treinos Personalizados Online para treinar com mais eficiĂŞncia, ter melhor performance e melhores resultados.

Aulas de Personal Trainer Presenciais em Alphaville/SP

personal trainer com aluno no supino

Se vocĂŞ quer ter os melhores resultados nos seus treinos e procura um personal trainer na regiĂŁo de Alphaville, entre em contato comigo e Bora Treinar!

Redes Sociais

Para mais dicas sobre o como Ter Melhor Desempenho nos Treinos e Uma Vida Mais Saudável me siga nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Facebook
TikTok