CEL 11 99950-9509

9 Passos para emagrecer rápido e de forma saudável

Traçar metas para conquistar o corpo ideal é um costume de muitas pessoas que desejam emagrecer rápido, encurtando os prazos e procurando soluções que possam contribuir para eliminar alguns quilos, sem perder a saúde.

Aprenda 9 passos fundamentais para emagrecer e se manter magro, dê adeus ao efeito sanfona.

1 – Faça exercícios regularmente:

As atividades físicas são grandes aliadas do emagrecimento, encontre alguma modalidade que lhe agrade, como, treinamento funcional, lutas, musculação, caminhadas, bicicleta, dança, natação, dentre outros.

Além de aumentar o seu gasto calórico e acelerar o seu metabolismo, treinar vai te fazer ganhar mais músculos e assim prevenir a flacidez.

2 – Alimentos termogênicos:

São ótimas opção para quem deseja emagrecer de forma rápida e saudável, com opções como hibisco, farinha de amora, canela, chá verde, pimenta, cacau, dentre outros que elevam a temperatura corporal e permitem queimar gorduras.

3 – Fuja de dietas restritas:

Para perder peso rápido e com saúde, é necessário evitar dietas que causem uma grande perda de peso abrupta sem se importar com a perda de massa magra, causando a flacidez. Essas dietas fazem você perder peso muito rápido, mas não necessariamente gordura e forem retomados alguns hábitos, após o fim da dieta, ocorre o famoso efeito sanfona.

4 – Consuma fibras:

Alimentos fibrosos proporcionam maior saciedade, assim como grão de bico, feijão, lentilha, ervilha, verduras, aveia, chia, frutas, quinoa, dentre outros.

5 – Equilibre suas refeições:

Há boatos que refeições coloridas são mais saudáveis e realmente não é mito. Em seu prato, deve-se conter todos os tipos de nutrientes necessários para o corpo, com a inclusão de proteínas e carboidratos, variando entre carnes, cereais, leguminosas e verduras.

6 – Alimentos diuréticos:

Muitas pessoas sofrem com o acúmulo de líquidos, adicionar alimentos diuréticos vai te ajudar a contornar esse problema, aumente o consumo de alimentos como, maçã, laranja, maracujá, melão, agrião, salsinha, espinafre, pepino, etc.

Alimentos que contém menos sódio também são indicados para auxiliar na frequência urinária.

7 – Beba água:

A água é essencial para que o corpo desempenhe bem todas as suas funções.

Beber água vai ajudar a desinchar e emagrecer rápido e de forma saudável, recomenda-se ingerir cerca de 2-3 litros por dia.

8 – Coma com moderação:

Ter uma alimentação saudável para perder peso não quer dizer abdicar de todos os alimentos que você gosta. Você pode comer com moderação aqueles que estão fora de uma dieta, em pequenas quantidades, apenas para saciar vontades.

Muitas pessoas que estão em dieta ou mantendo uma alimentação saudável há tempos costumam realizar uma refeição livre por semana, porém sem exageros, para consumir o que lhe apetece.

9 – Metas claras e realistas:

Tenha metas claras e realistas, é lógico que você quer emagrecer rápido, mas não adianta querer perder todo o peso acumulado em uma vida em apenas alguns dias, crie metas possíveis de ser batidas a curto, médio e longo prazo e analise o resultado da perda de gordura por meio de avaliações físicas periódicas.

É importante ressaltar que emagrecer rápido e de forma saudável demanda tempo e dedicação, não adianta perder muito peso da forma errada e ganhar tudo outra vez, seguindo os passos acima você vai evitar a flacidez e diversos problemas que a falta de nutrientes podem causar, sempre visando o que é melhor para você e para o seu corpo.

Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.