Tudo sobre celulite: Causas, tratamentos e exercĂ­cios

A celulite é um dos maiores medos de muitas mulheres, sendo um problema causado pelo acúmulo de gordura, problemas circulatórios e toxinas nas células, resultando em um aspecto ondulado na pele comparado a casca de laranja, com variados graus, indo de leve a grave.

O que causa a celulite?

Há diversos aspectos e hábitos que podem causar celulite, porém um dos principais e que mais afeta o corpo é o sobrepeso, afinal a deformação é nada menos que o acúmulo de gordura, tornando-se mais comum para pessoas que sofrem com obesidade e sedentarismo.

Algumas pessoas que estão dentro de seu peso ideal também podem apresentar celulite por conta da quantidade de gordura em comparação com a massa muscular, contabilizando o percentual do corpo como um dos fatores, com pouca distribuição de músculos em comparação com o total de peso corpóreo, interferindo diretamente na microcirculação e linfáticos, formando os furinhos.

Ainda podem ser fatores para a celulite pessoas que cultivam o hábito de fumar, que não seguem uma alimentação saudável ou até mesmo que não possuem o costume de praticar atividades físicas.

Atividades fĂ­sicas X celulite

Os exercícios físicos são grandes aliados para combater e prevenir a celulite, auxiliando na circulação sanguínea e evitando que a gordura acumule, minimizando ou até mesmo eliminando os furinhos tão incômodos.

Outro fator que também colabora para que as atividades físicas sejam consideradas grandes combatentes da celulite é a questão da massa muscular, pois a pratica de exercícios vai disponibilizar mais massa magra e eliminar a gordura.

Aposte na musculação, crossfit, aeróbicos, caminhada, bicicleta, natação, lutas, dentre diversas outras modalidades disponíveis .

Tratamentos para celulite

Há diversos tratamentos que são disponibilizados em clínicas de estética, principalmente, para acabar com a celulite, com métodos que permitem minimizar os pequenos furos e até mesmo agir mais profundamente em casos mais graves. Esses tratamentos não costumam ter valores acessíveis e temos que considerar que para resolver o problema a pessoa teria que fazer varias sessões.

Mudanças na alimentação sĂŁo de extrema importância no combate a celulite, minimizando a ingestĂŁo de sĂłdio, frituras, enlatados, doces, alimentos com conservantes, corantes e bebidas alcoĂłlicas que aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguĂ­nea. Os alimentos  integrais, legumes, verduras, gorduras boas e frutas sĂŁo bem vindos assim como beber no mĂ­nimo 2 litros de água por dia.

NĂŁo podemos esquecer dos exercĂ­cios fĂ­sicos, apostar nos treinos de musculação para aumentar  massa magra e tambĂ©m nos exercĂ­cios aerĂłbicos que ajudam a eliminar a gordura, ativar a circulação e consequentemente melhorar o aspecto da pele. Hoje em dia nĂŁo existe desculpas pois temos uma variedade imensa de aulas e treinos que atendem todo tipo de gosto. Uma dieta equilibrada e consciente, associada a atividades fĂ­sicas no mĂ­nimo 3 vezes por semana sĂŁo importantes aliados no combate a celulite e sĂŁo mais acessĂ­veis do que os tratamentos estĂ©ticos, alĂ©m de trazer mais saĂşde e disposição.

Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.