TendĂȘncias FITNESS para o ano de 2020

alongamento

O ColĂ©gio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglĂȘs) divulgou o seu relatĂłrio anual que indica tendĂȘncias do universo fitness que devem estar em alta no ano de 2020.

Mais de 3 mil especialistas em saĂșde e educação fĂ­sica de todo o mundo deram sua opiniĂŁo sobre o assunto.
A edição de 2020 Ă© a primeira na qual o levantamento trouxe resultados especĂ­ficos para a AmĂ©rica do Sul. De acordo com a pesquisa o top 10 do fitness na America do sul para 2020 sĂŁo:

1) Treinos para emagrecimento/perda de peso

Treinos específicos visando o emagrecimento estão no topo da lista. Os håbitos sedentårios e alimentação sem qualidade vem trazendo um aumento cada vez maior do sobrepeso e obesidade e cada vez mais as metologias de emagrecimento estão sendo necessårias para combater esse mal.

2) Medicina do exercĂ­cio e Life Style (estilo de vida)

Essa vertente do treinamento busca a implementação e manutenção de håbitos de vida mais saudåveis, conseguindo assim prevenir e controlar doenças.

3) Personal Trainer

O acompanhamento de um personal trainer qualificado vem sendo cada vez mais requisitado. A prescrição individualizada dos treinos e resultados mais råpidos e consistentes são algumas da vantagem desse tipo de treino.

Saiba mais sobre como escolher o seu personal trainer aqui.

4) Programas de treino para idosos

A tendencia Ă© que as pessoas vivam cada vez mais, e cada vez mais Ă© necessĂĄrio cuidar da saĂșde e qualidade de vida para envelhecer bem.

Saiba mais sobre treinamento para terceira idade e envelhecimento aqui.

5) Treinos funcionais

Treinos usando o corpo de forma integral e pensando em movimentos naturais.

O treinamento funcional vem tomando cada vez mais espaço e pode ser uma excelente alternativa de treinamento.

6) Profissionais qualificados

Uma tendĂȘncia que entrou na lista no ultimo ano e se firma em 2020.

As pessoas vem percebendo a cada dia a importùncia da atividade física e de profissionais qualificados para a prescrição e acompanhamento do treinamento.

7) HIIT ( Treino intervalado de alta intensidade)

Uma modalidade que ganha mais adeptos a cada dia, o Hiit Ă© uma modalidade de treino que oferece excelentes resultados, com tempos mais curtos de treino.

É uma Ăłtima opção para quem nĂŁo tem muito tempo para treinar (quase todo mundo) e tambĂ©m para quem gosta de mĂ©todos de treino dinĂąmicos e intensos.

8) Treinos em grupo

Grupos de treinamento sĂŁo uma tendencia e temos Ăłtimos motivos para isso. Treinar em grupo pode ser mais motivante e o espirito de grupo nĂŁo te deixa desistir.

Alem disso em geral sai mais barato do que o treinamento personalizado.

A desvantagem é a menor personalização do treino, jå que varias pessoas treinam juntas e o professor tem que dividir a atenção.

Uma ótima opção é contratar um personal trainer para pequenos grupos, de até 4 pessoas, isso diminuiu os custos do personal e mantém uma boa relação de personalização dos programas de treino.

9) Personal trainer Online/ Consultoria de treinos

É uma boa opção para quem já tem um pouco de experiencia com treino e precisa de programas de treinos personalizados.

Eu mesmo ofereço um programa online de treinos com aplicativo próprio e videos mostrando a forma correta de se executar os exercícios.

Para saber mais: Personal trainer Online/Consultoria de treinos online

10) Preparação física para um esporte

Usar a academia para aprimorar a força, resistĂȘncia, potencia e coordenação motora de forma especifica para algum esporte vem crescendo consideravelmente.

Os treinos sĂŁo especĂ­ficos para cada modalidade e fazem o atleta amador ou profissional render muito melhor no seu esporte principal.

Eu mesmo faço a preparação física de vårios atletas, principalmente da luta (jiu jitsu, mma, boxe e muay thai) e corrida.

O mundo fitness no resto do mundo

Dispositivos eletrĂŽnicos como relĂłgios inteligentes, que monitoram a performance, distancia percorrida e sinais vitais sĂŁo cada vez mais utilizados ao redor do globo.

Treinamento em circuito e para crianças tambĂ©m vem crescendo muito e em breve tambĂ©m deveram ser tendĂȘncia na America do sul.


RAFAEL FIGUEIREDO – CREF 099379-G/SP

  • Profissional de Educação FĂ­sica – Personal trainer, palestrante e consultor esportivo.

    Pós graduaçÔes/EspecializaçÔes
  • Treinamento desportivo
  • BiomecĂąnica da atividade fĂ­sica e saĂșde
  • Treinamento funcional
  • Medicina do Esporte