CEL 11 99950-9509

Quantas calorias são gastas em cada atividade física?

Uma dúvida que eu recebo muito frequentemente é a quantidade de calorias gasta em cada atividade física.

Controlar as calorias gastas é importante, principalmente para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular, já que, quem quer emagrecer deve ter um balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que consome e quem quer ganhar massa muscular deve ter um balanço energético positivo que é ingerir mais calorias do que gasta.

Do que depende a quantidade de calorias gastas?

A quantidade de calorias gasta em determinada atividade vai variar dependendo de alguns fatores como, por exemplo: Idade, sexo, peso corporal, nível de condicionamento físico do praticante e intensidade do exercício. Então a resposta correta é: DEPENDE.

Existem várias tabelas por ai na internet falando que “atividade X” queima mais do que atividade “Y”, mas o que vai determinar de verdade a atividade mais eficiente é a intensidade do treino.

 Intensidade dos treinos

Todas as atividades físicas podem gerar um alto gasto calórico, então não se preocupe se você treina musculação, muay thai, crossfit, boxe, faz funcional, corrida ou pula corda.

Eu indico que você escolha uma atividade que você goste, assim você vai ter mais animo para treinar bem e em alta intensidade.

Importância do treinador no processo

Obviamente a intensidade deve ser relativa ao seu nível de condicionamento físico, saúde e nível técnico na modalidade escolhida. Uma pessoa com experiencia na modalidade e melhor condicionamento vai poder treinar bem mais pesado do que um iniciante.

Por isso é muito importante escolher um bom professor para montar e acompanhar os seus treinos.

Ele vai montar uma periodização de treinos personalizada, com a maior intensidade possível, respeitando a sua individuatividade biológica.

Qualquer dúvida é só me procurar e faremos uma periodização de treinos personalizada pra você atingir os seus objetivos.


Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.