CEL 11 99950-9509

Como treinar em casa sem risco de se lesionar

Na atual fase de quarentena todos estão sendo obrigados a permanecer em casa e fazer atividades físicas regulares é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental (principalmente nessa fase de confinamento).

Abaixo vou listar algumas dicas para treinar em casa com segurança e evitar lesões ou problemas de saúde.

Foco na execução dos movimentos

Executar os exercícios usando a técnica adequada é fundamental, a execução errada pode sobrecarregar articulações e levar a lesões.

Então sempre se atente para a qualidade dos movimentos.

Segurança nas adaptações

Na academia temos vários equipamentos projetados para o treino, já em casa temos que adaptar o nosso espaço e objetos do próprio lar para treinar. Então, sempre se certifiquem que qualquer adaptação feita é segura e não oferece riscos de acidentes.

Aposte no básico bem feito

Evite o “invencionismo“, aposte nos exercícios básicos como, agachamentos, flexões, pranchas isométricas e outros exercícios nessa linha, que tem eficacia e segurança comprovadas cientificamente.

Por esse motivo, também é muito importante tomar cuidado com quem você segue na internet, procure canais de pessoas com formação acadêmica e seriedade no trabalho.

Personalização dos treinos

Analisar os objetivos, necessidades individuais, estado de saúde, dores lesões ou possíveis limitações é o primeiro passo na prescrição de treino.

O treino de uma pessoa normalmente não é a melhor opção para outra, por isso é tão importante ter um treino personalizado e prescrito para você, dessa forma você vai atingir os seus objetivos sem riscos de lesões ou agravar problemas de saúde.

Pedir o auxilio de um profissional de educação física online

Podemos usar a tecnologia a nosso favor, hoje com vários aplicativos de videoconferência e como no meu caso que também tenho um aplicativo de prescrição de treinos online, com vídeos explicativos e todos os dados referentes ao treino na palma das mãos do aluno é possível treinar a distancia e ter um acompanhamento eficiente e seguro, dando oportunidade do aluno treinar muito bem mesmo em casa.


RAFAEL FIGUEIREDO – CREF 099379-G/SP

  • Profissional de Educação Física – Personal trainer, palestrante e consultor esportivo.

    Pós graduações/Especializações
  • Treinamento desportivo
  • Biomecânica da atividade física e saúde
  • Treinamento funcional
  • Medicina do Esporte