Atletas com mais de 40 anos

Quando a idade chega e o corpo dá sinais de cansaço, muitas pessoas abandonam as atividades físicas, vivendo uma vida de sedentarismo e, algumas vezes, de tristeza, já que o exercício faz bem não só para o corpo como também para a mente.

O que essas pessoas desconhecem é que existem muitos atletas com mais de 40 anos que exibem o mesmo vigor e apresentam um preparo físico muito melhor do que quanto tinham vinte anos menos.

homem kettlebell

Se você duvida que depois dos trinta ainda é possível treinar em um ritmo forte e ter um excelente aproveitamento, preparei um texto com exemplos de atletas que provaram ser capazes de alcançar altos rendimentos depois dos 40 anos, além de dicas para como melhorar os treinos.

Atletas incríveis com mais de 40 anos

Zé Roberto

O ex jogador de futebol Zé Roberto jogou em grandes clubes do futebol mundial e é um grande ídolo no Palmeiras e no Bayer de Munique. Reconhecido por ter se apresentado e jogado mantendo uma excelente forma física até a sua aposentadoria aos 43 anos de idade.

Dan Henderson

Ex-lutador de MMA e de Wrestling, Henderson é um dos grandes expoentes quando pensamos em atletas com mais de 40 anos. Após uma longa e vitoriosa carreira nos ringues dos torneios mais disputados, Dan Henderson retornou ao UFC com vitória, aos 41 anos.

Kristin Armstrong

Outro exemplo quando pensamos em atletas com mais de 40 anos, a ciclista Kristin Armstrong recebeu três medalhas olímpicas e esteve em três Olimpíadas representando seu país, os Estados Unidos, sendo duas delas quando a atleta já tinha mais de 40 anos.

Gianluigi Buffon

Referência da seleção italiana de futebol e tendo participado de cinco Copas do Mundo, Gianluigi Bufon permanece na ativa, defendendo o gol do time do Juventus. O goleiro, ícone quando pensamos em atletas com mais de 40 anos, ainda é considerado um dos mais caros da história e é referência para todos que começam no futebol.

Como manter o bom rendimento físico depois dos 40 anos?

Embora alguns digam que, depois de uma certa idade, é hora de pegar leve e fazer exercícios sem tanto impacto, nunca é tarde para começar a malhar e levar uma vida mais saudável.

Porém, para os atletas com mais de 40 anos, é importante tomar alguns cuidados para manter um bom rendimento e, principalmente, prevenir lesões.

O primeiro passo é fazer uma boa alimentação. Escolher produtos leves, ricos em proteínas e carboidratos saudáveis, que ajudam a recuperar e proteger os músculos é fundamental.

Outro cuidado para quem deseja manter um bom rendimento mesmo com mais de 40 anos é procurar um profissional para definir qual é a forma mais indicada de treinamento. Para os quem deseja competir, a combinação de exercícios deve conter atividades de força e equilíbrio. Por isso a musculação e treinamento funcional são extremamente importantes na preparação e manutenção da forma física.

Outras atividades, como o ciclismo, a corrida e a natação também podem ajudar a compensar a perda de massa muscular e acumulo de gordura típicos que ocorrem depois dessa faixa etária.

Porém, independente da atividade esportiva pretendida, os atletas com mais de 40 anos devem procurar um médico e fazer análises para garantir que estão aptos a praticar exercícios físicos.