BenefĂ­cios das lutas e artes marciais

Trabalhar o corpo e a mente são, de longe, os principais benefícios das lutas e artes marciais, assim como aprender técnicas de defesa pessoal e sentir-se mais seguro diante de um mundo com tanta violência e ameaças.

Quem pratica esse tipo de esporte pode apontar como um benefício o controle e conhecimento de seu próprio corpo, afinal é preciso aprender a dosar e equilibrar a força e desenvolver as habilidades motoras para evoluir na modalidade escolhida.

Rafael Figueiredo Boxe Muay thai

Quer conhecer mais benefícios das lutas e artes marciais? Está em dúvida sobre qual modalidade pode se encaixar em sua rotina? Hoje vou falar de 2 esportes muito populares e que vão te ajudar a trabalhar o seu corpo e mente de forma integral: o Jiu-jitsu e Boxe.

BenefĂ­cios do boxe para sua saĂşde

Modalidade muito popular, o boxe Ă© um bom exemplo de luta que pode te trazer diversos benefĂ­cios. AlĂ©m de ajudar a definir o corpo, graças aos treinos intensos, o boxe ajuda a aumentar a auto-confiança, o condicionamento fĂ­sico e melhora a coordenação motora.

O boxe ajuda ainda a melhorar a velocidade, a resistência e a força muscular, desenvolvendo braços, pernas e abdômen.

Treinar boxe também pode ser positivo para a autoestima do atleta, pois eleva a força interior e o equilíbrio emocional de quem pratica o esporte, através principalmente da disciplina das aulas.

Vantagens do jiu-jitsu para seu dia a dia

O jiu-jitsu Ă© um excelente exemplo dos benefĂ­cios que lutas e artes marciais trazem para o corpo e a mente.

Quem treina essa modalidade percebe, em pouco tempo, a melhora de condicionamento fĂ­sico, coordenação motora  e benefĂ­cios estĂ©ticos, como emagrecimento e definição muscular.

A prática do jiu jitsu promove ainda a diminuição do estresse, pois essa modalidade de arte marcial tem como principais objetivos fortalecer o corpo e a mente.

Outros dos benefícios das lutas e artes marciais trazidas pelo jiu-jitsu são o aprendizado de técnicas eficazes de defesa pessoal e a socialização permitida através do contato com outros alunos durante os treinos.

BenefĂ­cios psicolĂłgicos das artes marciais

Além dos benefícios físicos trazidos pelas artes marciais, elas fazem maravilhas para a mente de quem treina. Os exercícios exigem, por exemplo, grande capacidade de concentração e fazem com que pensemos apenas no que acontece no treino, livrando-se de temores e angústias do mundo externo.

Praticar esta artes marciais também ajuda a aumentar o amor próprio dos atletas, já que o lutador aprende lições importantes a cada vitória dentro do tatame ou ringue. Outra vantagem para a mente e o espírito trazidos pelo jiu-jitsu está em perceber que apenas com o esforço próprio é possível vencer as dificuldades.

Praticar alguma atividade esportiva é fundamental para colocar o corpo e a mente em dia, seja luta, arte marcial, corrida, musculação, crossfit ou treinamento funcional, escolha a sua atividade e bora treinar!!!

Rafael Figueiredo – Cref 099379-G/SP

Profissional de Educação Física – Personal trainer e Consultor esportivo.

Especialista em Treinamento desportivo, Biomecânica e Treinamento funcional.