Esteroides Anabolizantes – O que são? Quais são os prós e contras?

Esteroides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS  do inglês Anabolic Androgenic Steroids) ou simplesmente anabolizantes, também conhecidos por alguns apelidos: “bombas”, “suco”, etc.

Chamem como quiser, o importante é que esse é um dos assuntos mais polêmicos do meio do esporte e principalmente da musculação. Não importa onde, fóruns da internet, academia, no bar, etc. Quando houver um debate sobre esse assunto sempre existirão dois lados argumentando fortemente para tentar convencer o outro do seu ponto de vista. Uns são contra e outros a favor, mas, e ai?

Vale a pena usar anabolizantes?

Nesse texto vou tentar informar, mostrar os prós e contras do uso desse tipo de substância e mostrar um pouco da minha visão pessoal sobre o assunto. Já adianto, anabolizantes trazem sim benefícios no treinamento, mas podem trazer problemas sérios de saúde, principalmente pra quem não sabe o que está fazendo...

O que são esteroides anabolizantes?

Os esteroides anabolizantes são hormônios sintéticos que podem ser administrados por via oral, injetável ou até por via tópica, que facilitam o desenvolvimento de força, o aumento de massa muscular, diminuem o percentual de gordura corporal e melhoram a performance desportiva. Ou seja, funcionam como um catalisador do seu treino e dieta, acelerando e aumentando os resultados.

É importante salientar que substâncias como ADE e Synthol não se enquadram como esteroides anabolizantes, eles são óleos utilizados para crescimento muscular localizado, mas não promovem anabolismo e nenhum aumento de força ou energia. Elas aumentam o diâmetro dos membros nos quais foram aplicados por causar uma inflamação no músculo, causando inchaço.

seringa

Quais são os prós e contras do uso de esteroides anabolizantes?

A maior parte dos anabolizantes funciona de duas maneiras simultâneas. Eles se ligam aos receptores andrógenos e aumentam a síntese proteica e também reduzem o tempo de recuperação ao bloquear os efeitos do cortisol no tecido muscular, resultando em uma significante redução do catabolismo da massa muscular corpórea.

Simplificando, isso quer dizer que o uso desse tipo de substancia pode aumentar o seu nível de força, promover uma maior hipertrofia muscular e facilitar a recuperação dos tecidos após o treino, o que vai fazer com que você treine mais forte e tenha melhores resultados em um prazo mais curto.

Reposição hormonal

É comum que no processo de envelhecimento o corpo diminua a produção hormonal, diminuindo a capacidade física. Nesses casos eles podem ser extremamente benéficos para quem tem os níveis de hormônios abaixo da faixa da normalidade. Adequando os níveis aos padrões e assim melhorando o seu desempenho.

Nem tudo são flores com os anabolizantes

Mas os anabolizantes não são magia, como eu disse antes eles funcionam como um catalisador, eles impulsionam o seu treino e dieta, mas sozinhos, sem um treino bem elaborado, pesado e regrado, aliado a uma dieta condizente com os seus objetivos, não vão promover os resultados esperados.

Olhando essas informações a primeira reação lógica pra quem treina é: “Vou usar, assim consigo os resultados que tanto quero”. Mas essa decisão deve ser tomada com muito cuidado e informação.

O que devo considerar antes de tomar qualquer anabolizante?

A primeira coisa que devemos levar em consideração é o fato de que o uso de anabolizantes para fins estéticos ou de melhora de desempenho é proibido, o que faz com que muita gente compre produtos no “mercado negro” ou manipulados, de procedência duvidosa. Você pode comprar algo que não faça efeito nenhum ou ainda pior, comprar anabolizantes com substâncias que podem fazer extremamente mal a sua saúde.

A segunda coisa que devemos levar em consideração e que deve ser muito pensada e estudada são os possíveis efeitos colaterais, esses efeitos podem ser temporários ou permanentes e podem ir desde coisas simples como o aumento da oleosidade da pele até gravíssimos como o surgimento de um câncer.

Como diminuir os riscos de tomar anabolizantes?

Os riscos podem ser minimizados se o atleta fizer um acompanhamento médico adequado, realização de exames preventivos, fizer uso de anabolizantes de boa procedência e em doses não abusivas, mas nunca serão extintos, mesmo usados nas doses recomendadas e ditas "seguras".

Vale a pena tomar anabolizantes?

A minha opinião é que o uso indevido e sem acompanhamento deve ser evitado, pois os riscos são maiores que os benefícios. Com um treinamento adequado e uma boa alimentação você vai atingir os seus objetivos, mesmo que demore um pouco mais. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.

Mas se mesmo assim você quer fazer uso de anabolizantes, pelo menos faça da maneira certa (ou menos errada), se informe bem, procure um médico especialista, faça todos os exames preventivos possíveis, não abuse da dose e após o ciclo faça um TPC (terapia pós-ciclo), isso vai deixar o procedimento menos arriscado.

Lista de possíveis efeitos colaterais provocados pelo uso de anabolizantes de forma indevida:

(Os efeitos podem variar de acordo com a dose, tempo de utilização, gênero e principalmente de acordo a individualidade biológica, ou seja, em alguns caso pode não acontecer nada e o individuo só ter os efeitos positivos da droga, já em outros, podem ocorrer efeitos graves, com danos permanentes que podem inclusive levar a morte).

•Acne (em alguns casos severa);

•Arritmia cardíaca;

•Atrofia dos testículos;

•Aumento da oleosidade da pele;

•Aumento da pressão arterial;

•Câncer;

•Calvície;

•Crescimento anormal de pelos;

•Crescimento do clitóris;

•Desregulação do ciclo menstrual;

•Engrossa a voz;

•Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens, dando a impressão de um seio feminino);

•Impotência sexual;

•Insônia;

•Irritabilidade e agressividade exacerbadas;

•Maior incidência de lesões musculares, em tendões e ligamentos;

•Problemas renais e hepáticos;

•Em casos extremos pode levar a morte.


 

2 Comments

Comments are closed.